Pular para o conteúdo

enganoso é o coração
ENGANOSO É O CORAÇÃO

Os conselhos da auto-ajuda dizem: “Siga o seu coração”, a Bíblia, porém, adverte: “Não vá na conversa do seu coração”.
* Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? (Jr 17.9)
* O que confia no seu próprio coração é insensato. (Pv 28.26)
* Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Pv 16.25)

Será que a Bíblia tem razão? Vamos ver algumas das RAZÕES pelas quais a Bíblia diz que “quem confia no seu próprio coração é insensato”.

VAMOS CONSIDERAR TRÊS RAZÕES PARA NÃO SEGUIR O CORAÇÃO

1. Coração enganoso: sentimentos podem simular a razão

Os sentimentos, tanto negativos quanto positivos, muitas vezes distorcem a percepção da realidade. Psicólogos apontam que estados emocionais podem alterar nossa capacidade de discernimento, levando-nos a conclusões imprecisas. Por exemplo, alguém pode sentir-se em paz sem nunca ter se reconciliado verdadeiramente com Deus??? (João 1:12, Romanos 5:1).

Assim como a Bíblia alerta em Provérbios 28:26, confiar no próprio coração pode ser uma armadilha perigosa.

2. Sentimentos podem simular a ética

Quando priorizamos emoções sobre princípios, podemos distorcer nossa noção de certo e errado. Estudos mostram que decisões baseadas exclusivamente em sentimentos são mais suscetíveis a erros morais. A história de Saulo de Tarso, que acreditava servir a Deus enquanto perseguia cristãos (João 16:2), é um exemplo bíblico claro. Hoje, muitos justificam ações erradas com base em emoções momentâneas, demonstrando o perigo de depender dos sentimentos para guiar a ética.

3. Coração enganoso: sentimentos podem simular a voz de Deus

Outra armadilha é acreditar que os próprios desejos são uma mensagem divina. Pesquisas em psicologia religiosa revelam que emoções intensas podem ser confundidas com experiências espirituais. No entanto, o profeta desobediente de 1 Reis 13 nos ensina a importância de diferenciar a voz de Deus de influências externas. A única fonte confiável para ouvir Deus é a Sua Palavra (Salmos 25:3).

Conclusão: confie na Palavra de Deus

O coração é enganoso e pode levar a caminhos perigosos (Jeremias 17:9). Em vez de confiar em seus sentimentos, busque a orientação firme e imutável da Palavra de Deus. Reflita: você tem permitido que seus sentimentos guiem sua vida? Dedique-se à leitura bíblica e peça discernimento para seguir a vontade de Deus.

Os sentimentos podem mudar o senso de realidade, podem distorcer a noção de certo e errado e podem simular a voz Deus, colocando a pessoa em situações terríveis.
Confie na Palavra de Deus, que jamais te deixará confundido.

Não confie em seu coração!
Confie na Palavra de Deus.

 

Título: Enganoso é o coração
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 03/04/2016

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

Enganoso é o coração

15 comentários em “Enganoso é o coração”

  1. Na verdade está palavra em todo o tempo é, realmente, oportuna. Precisamos analisar a voz dos nossos corações, nossos sentimentos, para não tropeçamos e sermos taxados de insensatos.Na verdade Precisamos dar ouvidos à voz de Deus, através de Sua santa Palavra.

  2. Apesar de só ter visto hoje, afirmo que faz tempo que não vejo uma mensagem com um direcionamento tão profundo aos nossos corações!

  3. AGRADEÇO A DEUS POR ESTA MENSAGEM, POIS TENHO VISTO MUITOS RELATOS DE PESSOAS QUE PAGAM PREÇO POR SEGUIR O SEU CORAÇÃO, EXISTE UMA PESQUISA QUE OS DETENTOS DE UMA PENITENCIARIA NO RN 90% DOS CRIMES SEGUIRAM SEU CORAÇÃO E AGIRAM POR IMPULSO REPENTINOS VINDO DEPOIS O ARREPENDIMENTO. O MELHOR CONSELHEIRO É DEUS, DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DEVEMOS ANTES DE TUDO PENSAR NO MEU LUGAR O QUE FARIA JESUS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.