Pular para o conteúdo

O BURRO, O COLCHÃO E O DINHEIRO

“Seu” José era um sertanejo típico. Apesar da aparência rude que o trabalho na roça lhe impregnara, era gente boa, de bom coração.

Criava a sua família com muita dificuldade, no entanto, mostrava-se mais eficiente que muitos doutores em economia pois, incrivelmente, ele conseguia poupar algum dinheiro.

Mas a agência bancária ficava longe e ele fazia o que muitos também o faziam antigamente, escondia o dinheiro dentro do forro do único colchão de palha em que ele, a esposa e os três filhos dormiam, e no qual o filho caçula fazia xixi todas as noites.

Certo dia, antes de irem trabalhar na roça, a esposa colocou o colchão pra fora, para pegar um pouco de sol.

Ao voltarem da labuta, de longe, o “seu” José viu um burro mastigando o colchão de palha. Correu até lá e, aos gritos, conseguiu arrancar pelo menos uma parte da “comida” da boca do animal.

Em quase pânico e desespero, juntou aquela maçaroca de palha, dinheiro e baba de burro e a levou até o banco para ver o que poderia ser feito. Não conseguiu recuperar tudo, é claro, mas pela presteza dos funcionários da agência, o sertanejo reouve pelo menos uma parte das suas economias.

Foi um fato lamentável, mas, como todo bom homem da roça, até hoje, ele, a esposa e seus filhos, já crescidos, dão muitas risadas.

 

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21)

 

 

Título: O burro, o colchão e o dinheiro
Fonte: 200 anos de histórias, livro do Banco do Brasil
Adaptação: Pr Ronaldo Franco
Data da publicação: 01/11/2022

Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também nossos demais esboços: Esboços

O burro o colchão e o dinheiro

 

O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos. Bem como reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos. Do mesmo modo, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado. Assim como Bíblia online, clip-art evangélico, dicionário bíblico online, ditados populares, amplo material para curso básico de violão, coletânea de frases inspiradoras, indicação de sites confiáveis. Ainda mais uma infinidade de ferramentas para os pregadores da Palavra de Deus e para o Seu povo.  Por exemplo, em seu conteúdo — totalmente categorizado — você irá encontrar:

Temas Gerais, tais como: Ânimo, Atrevimento, Auto Estima, Código da Bíblia, Código da Vinci, Compaixão, Companheirismo, Conformismo, Desprendimento, Egoismo, Empatia, Ganância, Gratidão, Histórias, Inveja, Mansidão, Murmuração, Quebra de Maldição, Vingança, etc.

Igualmente, Temas Teológicos, tais como: Adoração, Batalha Espiritual, Boas-obras, Consagração, Crescimento espiritual, Crucificação, Cruz de Cristo, Cura divina, Devocional, Discipulado, Dons espirituais.
Por exemplo, temas como Imposição de Mãos, Ilustrações evangélicas, Intercessão, Juízo Final, Livramento, Medo, Oração, interpretação da Palavra de Deus. Revelação, Sabedoria, Salvação, Santa Ceia do Senhor, Santificação, Soberania de Deus, Temor de Deus, Tribulação, Trindade, Unção do Espírito Santo, etc. Temas Ministeriais, tais como: Apologia, Autoridade ministerial, Avivadores, Avivalistas e Avivamentos, Capacitação, Defesa da Fé, Didática cristã, Evangelismo. Bem como Temas para jovens, Homilética e Hermenêutica, Pregação Bíblica, Pregação Expositiva, Pregação Temática, como realizar uma cerimônia de casamento evangélica, etc. Nesse sentido, lembre-se que uma vez cadastrado, você poderá também fazer comentários em qualquer na grande maioria das nossas publicações. Aproveite. Marque sua presença.

Enfim, ajude-nos nesta obra, orando por nós.

 Em Cristo Jesus
Equipe Site do Pastor

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.