AUTORIDADE MINISTERIAL
A Autoridade Ministerial está firmada em três bases:
NO ANTIGO TESTAMENTO
1. A Primeira Base da Autoridade Ministerial no AT: O Chamado
1.1 – Iniciativa de Deus (Noé, Levitas, Família de Arão).
1.2 – Pode haver a escolha de Deus antes mesmo do nascimento – Jeremias 1.5
1.3 – Votos de família (Ex.: Nazireus).
2. A Segunda Base da Autoridade Ministerial no AT: A Unção
Unção: Distinção especial do Espírito Santo que envolve e capacita o homem que foi Chamado por Deus (Ex.: David, depois de ungido por Samuel) – I Samuelm 16.12-13.
2.1 – O ungido é distinto (diferente) dos demais.
Ex.: Deus eliminou do meio do povo todos os que não pensavam assim, na rebelião encabeçada por Corá, Datã e Abirão – Números 16
2.2 – É a unção que capacita o homem a desenvolver seu Ministério
3. A Terceira Base da Autoridade Ministerial no AT: O Zelo de Deus
Nota: Deus defende os seus ungidos.
3.1 – Não toqueis os meus ungidos (Salmo 105.15).
3.2 – Observe esta verdade na vida Moisés, David, Saul, os Profetas, etc.
3.3 – O Rei que estendeu o braço contra o ungido e este ressecou-se (I Reis 13.4).
3.4 – Arão e Miriã desafiam a autoridade de Moisés devido a um erro que ele cometeu, mas, Deus, castigou Miriã com lepra – Números 12.
NO NOVO TESTAMENTO
1. A Primeira Base da Autoridade Ministerial no NT: O Chamado
1.1 – Iniciativa de Deus (Jesus chama os Apóstolos).
1.2 – Pode haver a escolha de Deus antes mesmo do nascimento (Ex: Paulo) – Gálatas 1.15
1.3 – Votos de família (Ex.: João Batista e, provavelmente, Timóteo).
2. A Segunda Base da Autoridade Ministerial no NT: A Unção
2.1 – O ungido é distinto (diferente) dos demais em termos de funções.
Ex.: Hebreus 13.17 – “Obedecei aos vossos pastores”. O ungido não é superior aos demais, mas diferente em termos de funções e responsabilidades. Cabe a ele a condução do Rebanho de Deus (I Pedro 5.1-4).
Leia também I Coríntios 4.1-5.
2.2 – É a unção que capacita ao desenvolvimento do Ministério
Ex.: Jesus (Lucas 4.17-19)
3. A Terceira Base da Autoridade Ministerial no NT: O Zelo de Deus
Nota: Deus defende os seus ungidos.
3.1 – Ananias e Safira tentaram mentir para o Apóstolo Pedro, mas, o Espírito Santo, em defesa do apóstolo e da Igreja, revelou-lhe a verdade. Ananias e Safira combinaram mentir aos homens, mas não imaginavam que, na prática, estavam tentando mentir ao Espírito, e por isso morreram – Atos 5.1-10
3.1 – Elimas, o mágico, fica cego num confronto com Paulo – Atos 13.8-11
3.2 – Os cárceres se abriam, o mar não podia engoli-los, etc.
AS IMPLICAÇÕES DESTA AUTORIDADE NA IGREJA E NA VIDA DOS CRENTES
1. As responsabilidades dos ministros – Hebreus 13.17
1.1 – Velar por vossas almas (presente).
1.2 – Como quem vai prestar conta (futuro).
2. Os critérios de como se deve desenvolver o ministério – I Pedro 5.1-4
2.1 – Não por força (não como uma obrigação).
2.2 – Nem por ganância.
2.3 – Nem como dominadores.
2.4 – Mas, servindo como exemplo.
3. As funções Pastorais:
a) Orar e meditar na Palavra – Atos 6.4
b) Ministrar no ensino e na pregação – I Timóteo 5.17
c) Treinar os crentes para o serviço cristão – Efésios 4.11-12
d) Visitar os irmãos que estejam gravemente doente – Tiago 5.14
4. A visão que a Igreja deve ter de seus ministros:
a) Tratá-lo como “Presente de Deus” – Jeremias 3.15
b) Tratá-los como seus filhos, pois os levitas foram tomados por Deus no lugar dos filhos do povo de Deus.
c) Tratá-los com estima e amor – I Tessanolissences 5.12
d) Tratá-los com honra dobrada (honorários) – I Timóteo 5.17.
5. A postura que os crentes devem ter diante da autoridade dos ministros:
a) Obediência – Hebreus 13.17.
Nota.: Cuidado: Existem vários tipos de desobediência:
– A desobediência DESCARADA (o confronto).
– A desobediência CAMUFLADA (faz de conta que obedece).
– A desobediência do MENOSPREZO (quando nos firmamos nas nossas próprias
convicções e desprezamos o ensino do homem de Deus).
b) Submissão – Hebreus 13.17
c) Não julgá-los – I Coríntios 4.1-5
d) Não acusá-los levianamente
– é preciso 2 ou 3 testemunhas para acusar um ministro – I Timóteo 5.19.
e) Não se rebelar contra os ministros por causa de problemas circunstanciais (naturais em qualquer processo ou mudança) – Números 16.13-14. Leia também Judas 16.
19.06.2005