O nome não faz o homem (Gênesis Cap. 09 e 10)

Contra o misticismo dos nomes

O NOME NÃO FAZ O HOMEM

Há muito misticismo sobre os nomes das pessoas. Tem até gente trocando de nome, judicial ou extrajudicialmente, pois o significado dos seus nomes são “ruins”. Infelizmente, os cristãos também caem nessa ladainha. Este sermão visa acabar com esta besteira.

Gênesis 9.18-29 e Gênesis 10: Noé tinha três filhos homens, cujos nomes e significados,  respectivamente, eram (1) Jafé: “AQUELE QUE ACRESCENTA”; (2) Cãm: “QUENTE”; (3) Sem: “ROCHA”. Em princípio, nomes escolhidos com amor por seus pais, com conotações e expectativas positivas.

Mas, depois do dilúvio, Noé plantou uma vinha, fez vinho, encheu a cara e ficou pelado dentro da sua tenda. Ao surpreendê-lo neste estado vulnerável, Cãm, ao invés de cobri-lo, protegê-lo, saiu da tenda zombando de seu pai perante seus irmãos.

Apesar de que este grande herói bíblico dedicou 120 anos de sua vida para salvar a sua família e a natureza, por um único erro ou excesso, seu filho se viu no direito de zombar dele publicamente, de destruir a sua reputação.

Enfim, quando Noé acordou e ficou sabendo do ocorrido, disse para Cãm: “Maldito seja Canaã, servo dos servos seja aos seus irmãos”. E abençoou seus irmãos Sem e Jafé. Esta declaração de maldição e bênçãos deixou marcas (estigmas) nas gerações futuras e nas nações que descenderam destes homens.

Além da grande lição de que devemos respeitar a boa reputação, o histórico e o legado da vida das pessoas, esta história ainda nos ensina outras LIÇÕES:

RESUMO:
1) Não é o nome que faz o homem
2) Os nossos pecados deixarão marcas (má fama) nos nossos descendentes.
3) A benção de Deus enobrece o nosso nome e o nome dos nossos descendentes.

1) NÃO É O NOME QUE FAZ O HOMEM

Ao contrário, é o homem que faz o nome, com suas atitudes e decisões. Veja, por exemplo, o nome Judas, que significa “Louvor a Deus”. No Novo Testamento temos dois Judas: um deles traiu Jesus, o outro escreveu a extraordinária Epístola de Judas.

Cãm recebeu de seus pais um nome escolhido com amor, exatamente como seus irmãos, mas suas atitudes e decisões mancharam o seu nome. Depois deste incidente, além da má fama, seu nome passou a carregar o peso de “queimado”.

Conexão com Cristo: Diferente de Cãm, Jesus Cristo exaltou o nome que recebeu por meio de Sua vida perfeita, morte e ressurreição. A Bíblia declara em Filipenses 2.9 que Deus Lhe deu “o nome que está acima de todo nome”. Nele vemos que não é o rótulo que define o valor do homem, mas o caráter moldado por Deus.

Aplicação Prática: Não importa a “carga” que o seu nome carrega hoje — seja por falhas, pecados ou estigmas, seus ou de seus antecessores. Em Cristo, você pode ter um novo começo, uma nova identidade e um novo significado. Busque viver de forma que o nome de Jesus seja honrado através da sua vida.

2) OS NOSSOS PECADOS DEIXARÃO MARCAS (MÁ FAMA) NOS NOSSOS DESCENDENTES.

Segundo alguns estudiosos, as nações que descenderam de Cãm sempre estiveram sujeitas às que vieram de seus irmãos. Os pecados de um homem não ficam apenas em sua história, mas também podem ecoar como má fama entre filhos e netos. A vida do pai e da mãe pode se tornar um “espelho” distorcido para a próxima geração.

Conexão com Cristo: Em Cristo, a maldição da herança do pecado é quebrada. Gálatas 3.13 declara que Ele “nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós”. O que herdamos de Adão é a morte, mas o que herdamos de Cristo é vida eterna. Ele nos garante que o passado não precisa determinar o futuro.

Aplicação Prática: Suas escolhas de hoje influenciam seus filhos amanhã. Por isso, escolha andar em santidade, cultivar integridade e viver debaixo da graça de Deus. Assim, ao invés de herança de má fama, você deixará um legado de fé.

3) O NOME NÃO FAZ O HOMEM: A BÊNÇÃO DE DEUS ENOBRECE O NOSSO NOME E O NOME DOS NOSSOS DESCENDENTES.

Sem, o mais nobre dos três filhos de Noé, tomou parte no pacto com Deus (Gn 9.1 e seguintes). Foi o pai da nação eleita e, de sua linhagem, veio o Messias, em quem “todas as famílias da terra seriam abençoadas” (Gn 12.3).

Conexão com Cristo: Jesus Cristo, descendente de Sem, é a maior evidência de que a bênção de Deus enobrece não apenas um nome, mas toda uma geração. Em Cristo, temos acesso ao pacto eterno que transforma maldição em bênção e vergonha em honra.

Aplicação Prática: Busque viver debaixo da bênção de Deus em Cristo, pois sua fé e fidelidade hoje podem ser o canal para que sua família inteira experimente a graça de Deus amanhã. Invista em uma vida de devoção, porque a maior herança que você pode deixar aos seus filhos é a fé em Jesus.

CONCLUSÃO

Não é o nome que faz o homem, ao contrário, é o homem que torna honroso o seu nome e dos seus descendentes ao resistir ao pecado e atrair a bênção de Deus sobre a sua vida com suas atitudes e decisões.

 


Título: O nome não faz o homem
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 30/05/2020

Veja também nossos Artigos

Deixe seu comentário logo abaixo.

O nome não faz o homem

 

Artigos relacionados

6 Comments

  1. Muito obrigado, meu irmão. Que o bom Deus continue te abençoando grandemente.

  2. Muito obrigado, Jimnykar, são contribuições como esta que nos ajudam a refinar cada vez mais o conteúdo do site. Que o bom Deus continue te abençoando.

  3. O Deus saiu com letra minúscula, porem é Deus abençoe a todos

  4. Shalom, gosto muito desse site, porem gostaria de contribuir com uma pequena correção: Noé não amaldiçoou Cam, e sim sua geração, ou se quiser entender como seu filho ( Canaã ), as palavras de Noé foram: Maldito seja Canaã….. somente para contribuir com esse site que é de excelência.. deus abençoe a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo