ILUSTRAÇÃO PARA SERMÃO – DEVERÍAMOS SER TODOS IGUAIS
Numa visita a um museu, dois ou três jovens se depararam com uma inscrição intrigante ao lado de um dos armários de vidro: “Dentro deste armário tem o corpo de um homem de 70kg”.
Diante disso, um dos rapazes questionou de imediato: “Onde está o homem?” Contudo, sua pergunta ficou sem resposta.
O conteúdo do armário revelou jarras de água e outros recipientes contendo fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, potássio, sódio e outros elementos químicos. Logo ao lado, um compartimento abrigava galões repletos de gases como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Surpreendentemente, as proporções desses elementos eram idênticas às encontradas no corpo humano.
Era uma representação química de um corpo humano de 70kg.
Refletindo sobre essa descoberta, um dos rapazes expressou seus pensamentos: “Então, sou feito disto, sou apenas isso, não há mais nada?”
Um estranho, que passava pelo local, concordou com um sorriso enigmático e deixou a sala.
Contudo, o jovem permaneceu absorto em pensamentos. Seu companheiro, percebendo a inquietação, tentou confortá-lo: “Se somos formados apenas por cálcio, gases, água, e assim por diante, deveríamos ser todos iguais, não é mesmo? Deve haver algo mais, algo que não pode ser guardado em armários.”
“Sim,” concordou o amigo, ponderando sobre a questão, “há algo que Deus coloca nessa mistura, algo que nos transforma em almas viventes.”
Nesse momento, a discussão ganhou um novo matiz, explorando o enigma além da composição física e química do corpo humano, abrindo espaço para reflexões sobre a existência de algo mais profundo e transcendental.
“Que é o homem, que dele te lembres? e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste” (SI 8.4,5).
Título: Ilustração para sermão – Ilustração para sermão – Deveríamos ser todos iguais
Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida (248)
Data da publicação: 13/12/2023
Aproveite e deixe o seu comentário logo abaixo.
Veja também nossas demais ilustrações: Ilustrações
Sou evangelista e quero melhorar meus sermões
excelente comentário, Sidney… muito obrigado por sua contribuição
Em essência, o ser humano é física e quimicamente igual ou semelhante a outro ser humano. Mas então por que não somos todos iguais? É porque existe algo em nós que transcende a nossa biologia. Podemos dizer que cada um de nós é uma singularidade.
Não somos meras máquinas feitas em série mas criaturas dotadas de algo mais profundo, algo sobrenatural e transcendental.
Salmo 119.14 diz: ” Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis e a minha alma o sabe muito bem”. Por este verso vemos que cada ser humano é uma criação individual, não sendo igual a qualquer outro. Ou seja, tem a sua semelhança física e química mas é também diferente , individual, singular e criado sobrenatural e transcendentalmente.
Jeremias 1.5 : ” Antes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações”. Por aqui vemos que ninguém é feito em série para ser igual a um outro. Antes de existirmos fisicamente há um propósito em cada um de nós.
Cada ser humano é complexo e singular e nós temos de respeitar essa diversidade e singularidade. E isso nos enriquece e enriquece o mundo. Devemos reconhecer que, além da matéria que nos une, há algo sublime e espiritual que nos distingue um do outro.