RECIPROCIDADE, A DOUTRINA ESQUECIDA.
Esta doutrina é uma das mais esquecidas de toda a Bíblia, pois o conceito de amor cristão é tão amplo, tão abnegado e tão abrangente que pensar em reciprocidade parece heresia. Por isso vou dizer logo o que penso:
– AMOR RECÍPROCO É 100% BÍBLICO.
– NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A UM AMOR SEM RECIPROCIDADE.
– NINGUÉM DEVE NADA A UM IRMÃO QUE NÃO É RECÍPROCO.
Uma das maiores fontes de frustração nos relacionamentos nas igrejas é o amor não correspondido, não recíproco. Tudo o que fazemos para os irmãos, em primeiro plano, fazemos como que para Deus, é claro, mas nós somos humanos e precisamos de retorno (reciprocidade) das pessoas a quem devotamos nossos esforços, recursos, tempo, talentos e afeto. “Eu faço por você, mas você também deve fazer por mim”. É isso que a Bíblia chama de amor recíproco.
PROVAS BÍBLICAS DO ENSINAMENTO DA RECIPROCIDADE
01.Amem-se uns aos outros – Jo 13.34
02. Aceitem-se uns aos outros – Rm 15.7
03. Saúdem se uns aos outros – I Co 16.20
04. Tenham igual cuidado uns pelos outros – I Co 12.24-25
05. Sujeitem-se uns aos outros – Ef. 5.18-21
06. Suportem-se uns aos outros – Ef. 4.1-3
07. Não tenham inveja uns dos outros – GL 5.25-26
08. Deixem de julgar uns aos outros – Rm 14.13
09. Não se queixem uns aos outros – Tg 5.9
10. Não falem mal uns dos outros – Tg 4.11
11. Não mordam e devorem uns aos outros – Gl 5.14-15
12. Não provoquem uns aos outros – Gl 5.25-26
13. Não mintam uns aos outros – Cl 3.9-10
14. Confessem pecados uns aos outros – Tg 5.16
15. Perdoem-se uns aos outros – Ef 4.31-32
16. Edifiquem-se uns aos outros – I Ts 5.11
17. Ensinem uns aos outros – Cl 3.16
18. Encorajem uns aos outros – Hb 3.12-13
19. Aconselhem-se uns aos outros – Rm 15.14
20. Falem entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais uns aos outros – Ef 5.18-20
21. Sirvam uns aos outros – Gl 5.13
22. Levem os fardos pesados uns dos outros – Gl 6.2
23. Sejam hospitaleiros uns dos outros – I Pe 4.7-9
24. Sejam bondosos uns para com os outros – Ef 4.31-32
25. Orem uns pelos outros – Tg 5.16
De uma forma bem “chucra”, podemos encerrar esta meditação dizendo que NINGUÉM DEVE NADA A QUEM NÃO É RECÍPROCO.
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco” – Romanos 13.8.
Título: Amor recíproco
Autor da meditação: Pr Ronaldo Franco
Autor da lista: Desconhecido
Leia também a seguinte mensagem do Site do Pastor: Amores da Bíblia
Visite o site do Conselho dos Pregadores
Olá, Masir, graça e paz. Muito obrigado por suas gentis palavras. Várias pessoas têm criticado este ensinamento, pois, infelizmente, o “evangelho” pregado hoje é água com açúcar, insonso. A Bíblia é severa ao dizer que “sim é sim… o resto é do diabo”.
Muito maravilhosa essa forma de enterpetar a palavra de Deus
Oi, Caroline, primeiramente, obrigado por interagir com o Site do Pastor.
Suas colocações estão corretas, porém, ficaram um pouco desfocada em relação ao ensino principal deste estudo bíblico, que é Reciprocidade.
Não podemos esperar tal atitude de um inimigo, por exemplo, mesmo que o tenhamos ajudado bastante.
Reciprocidade só pode ser esperada (e cobrada) dos irmãos de fé.
Com todo o respeito, discordo da interpretação dada acima para o texto de Romanos 13:8. O texto alerta para procurarmos sempre “quitar” nossas dívidas com o nosso próximo. No entanto, ao declarar “a não ser o amor recíproco”, Paulo está dizendo exatamente o contrário. O amor é uma dívida que NUNCA pode ser liquidada. Deveríamos sentir que “devemos” isso a todas as pessoas e, embora demonstremos esse amor com algumas atitudes ao longo da vida, devemos sentir que isso nunca bastará enquanto houver oportunidade de fazer o bem.
(LUCAS 6:27 a 36)
“Ouçam todos. Amem os vossos inimigos. Façam o bem aos que vos odeiam. Orem pela felicidade dos que vos amaldiçoam. Bendigam os que vos maldizem e orem a Deus a favor daqueles que vos maltratam.
Se te derem uma bofetada numa das faces, oferece também a outra! Se alguém te exigir o casaco, dá-lhe também a camisa.
Dá a todo aquele que te pedir, e se te tiraram o que te pertence não o reclames de volta. Façam aos outros o que querem que vos façam.”
Pensam que merecem elogios só por amarem os que vos amam? Isso até as pessoas más o fazem! E se fizerem bem somente aos que vos fazem bem, o que tem isso de extraordinário? Até os pecadores procedem assim.
E se emprestarem dinheiro só a quem vos puder pagar, que bondade há nisso? Até os mais perversos emprestam aos da sua espécie para depois receberem tudo de volta.
Amem os vossos inimigos! Tratem-nos bem! Emprestem e não se preocupem se não vos pagarem, porque assim a recompensa que receberem do céu será grande e estarão a proceder verdadeiramente como filhos do Altíssimo. *Porque é bondoso também com os ingratos e os perversos.
Sejam compassivos como o vosso Pai é compassivo.*
O Amor teria que ser recíproco, mas mas nem sempre temos retorno daquilo que fizemos para os outros,mas também temos que ficar outo lado doutrinário.. como suportar, dar com uma mão sem que outra veja.mas o sermao e muito bom ,amo seus sermoes..
Oi, Andrea, obrigado por interagir com o Site do Pastor. Acredito estar havendo uma confusão entre o amor ao próximo (ex.: parábola do bom samaritano) e o amor recíproco (Romanos 13.8). Ambos são verdades bíblicas. Uma verdade bíblica não anula outra verdade bíblica. De qualquer forma, este é um assunto que vale a pena a gente se aprofundar.
Discordo de seu discurso. Até os pecadores emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. E mais, Jesus quebra essa visão da reciprocidade, ensinando que a reciprocidade no amor, sem olhar a quem, é o que deve guiar nossas atitudes: Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
Lindo os ensinamentos. Pena q só a mulher sofre, o homem não vê, e nem a sociedade, e ainda nos exigem a ser pacientes.
Esse é um lindo ensinamento e gostei muito que você listou todas as partes onde podemos ver, e ver dessa forma como é um ensinamento muito presente em nossas vidas.