ARRANQUE O MAL COM RAIZ E TUDO
Juízes – Capítulos 19 e 20
Arranque o mal com raiz e tudo
O POVO DE DEUS TEM QUE ARRANCAR O MAL PELA RAIZ À QUALQUER CUSTO.
Esta história bíblica, quase desconhecida dos evangélicos atuais, contém lições importantes para a santificação dos crentes e das igrejas, golpes fortes e decididos a limpá-los a qualquer custo.
– Como, com quais GOLPES Israel conseguiu arrancar o mal pela raiz?
1. COM O GOLPE DA INDIGNAÇÃO CONTRA O PECADO (Cap. 19.29-30)
- Em meio a tantas notícias ruins todos os dias, os cidadãos acabam se conformando com o mundo.
- De igual modo, em meio a tanta sujeira nas igrejas, os cristãos acabam se conformando com o pecado, com a fofoca, ingratidão, traição, humilhação, preconceito, luxúria etc.
- É preciso voltarmos a ter indignação com o pecado, lutar contra ele. O mal não sai facilmente.
- Sem indignação não há possibilidade de transformação. Somente quando ficamos indignados com o estado atual das coisas é que nos disposmos a qualquer coisa para mudar.
- O jovem levita foi radical (cortou o corpo da mulher assassinada em 12 pedaços e os enviou para as 12 tribos de Israel). Foi radical, mas obteve a atenção e a indignação nacional. Israel, por sua vez, não deixou de prestar atenção ao macabro protesto daquele levita desconhecido (a Bíblia nem sequer cita seu nome).
- Romanos 9.12: 9 – Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
2. COM O GOLPE DA DECLARAÇÃO DE GUERRA (Cap 20.8-9)
- Ficar indignado é o primeiro golpe, mas, se não formos além disso, o mal não será extinto. É preciso avançar. É preciso declarar guerra contra o pecado. É preciso tomar a mesma posição que os israelitas tomaram no caso: “Ninguém voltará para casa, isto é, a vida não voltará ao normal, até que tenhamos resolvido esse caso”.
- Efésios 6.12 – Não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra o mal.
- Saia da inércia em sua vida pessoal, bem como na sua igreja. Declare guerra contra o pecado e o mal.
3. COM O GOLPE DAS AÇÕES PRÁTICAS CONTRA O MAL (20.10-48)
- Ficar indignado e declarar guerra contra o pecado são golpes importantes, mas, somente quando partirmos para a luta é que as coisas, de fato, se resolverão.
- Os israelitas organizaram um exército de 400.000 homens, montaram a logística da batalha, consultaram a Deus, fizeram duas investidas frustradas (nas quais morreram 40.000 homens), fizeram jejum, orações e buscaram a Palavra de Deus.
- Era difícil para eles guerrear contra seus próprios irmãos, mas, na luta contra o pecado, muitas vezes temos que “cortar a própria carne” (“Se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o”). Mas, por fim, Deus lhes deu a vitória e o mal foi extirpado.
- Hebreus 12.4 – Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
- Jesus não ficou só no discurso. Na sua luta contra o nosso pecado, foi até a cruz.
- Nesta luta contra o mal, nós também devemos ir até às últimas conseqüências nessa guerra.
CONCLUSÃO
Israel deu três golpes mortais contra o pecado: O golpe da indignação, o golpe da declaração de guerra e o golpe das ações práticas contra o mal. E venceu, pois Deus aprovou sua atitude. Nós também podemos vencer o mal, pois Deus aprova todas as atitudes neste sentido.
Arranque o mal com raiz e tudo.
Deus seja louvado!
Título: Arranque o mal com raiz e tudo
Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 2007
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços