I Crônicas (29 esboços de sermão)

I CRÔNICAS  – 


ESBOÇOS NO LIVRO DE I CRONICAS

– O desejo do nosso coração é percorrer a Bíblia toda.
– Caso encontre algum erro (de links quebrados, ortografia, referências bíblicas etc.), avise-nos.
Faça agora mesmo uma oração por nós, para Deus nos fortalecer nesta missão.
.

[Para ver demais esboços nos livros da Bíblia, clique aqui]


Breve introdução ao livro de I Crônicas logo abaixo, no final deste post.


I Cr Cap. 01: Cada nome carrega uma história (nomes que revelam o plano de Deus)


I Cr Cap. 02: .  (em breve)


I Cr Cap. 03: .  (em breve)


I Cr Cap. 04: .  (em breve)


I Cr Cap. 05: .  (em breve)


I Cr Cap. 06: .  (em breve)


I Cr Cap. 07: .  (em breve)


I Cr Cap. 08: .  (em breve)


I Cr Cap. 09: .  (em breve)


I Cr Cap. 10: .  (em breve)


I Cr Cap. 11: .  (em breve)


I Cr Cap. 12: .  (em breve)


I Cr Cap. 13: .  (em breve)


I Cr Cap. 14: .  (em breve)


I Crônicas Cap. 15: .  (em breve)


I Cr Cap. 16: .  (em breve)


I Cr Cap. 17: .  (em breve)


I Cr Cap. 18: .  (em breve)


I Cr Cap. 19: .  (em breve)


I Cr Cap. 20: .  (em breve)


I Cr Cap. 21: .  (em breve)


I Cr Cap. 22: .  (em breve)


I Cr Cap. 23: .  (em breve)


I Cr Cap. 24: .  (em breve)


I Cr Cap. 25: .  (em breve)


I Cr Cap. 26: .  (em breve)


I Cr Cap. 27: .  (em breve)


I Cr Cap. 28: .  (em breve)


I Cr Cap. 29: .  (em breve)


Introdução ao Livro de I Crônicas

O livro de 1 Crônicas faz parte dos livros históricos do Antigo Testamento e apresenta uma releitura da história de Israel com forte ênfase na linhagem de Davi, na adoração a Deus e na centralidade do templo. Segundo a tradição judaica, o livro foi escrito por Esdras, provavelmente após o exílio babilônico, com o objetivo de resgatar a memória espiritual e histórica do povo, ajudando aqueles que retornavam do cativeiro a redescobrir sua identidade e a importância de voltar à adoração ao Senhor.

Ao longo de seus 29 capítulos, o livro começa com extensas genealogias (caps. 1–9), conectando a história do povo desde Adão até os descendentes de Saul. Esse registro não é apenas histórico, mas também teológico: ele mostra que a história de Israel está inserida em um plano contínuo de Deus, preservando a identidade do povo mesmo após o trauma do exílio.

A partir do capítulo 10, a narrativa concentra-se principalmente na ascensão e no reinado de Davi. O texto relembra como Davi conquista Jerusalém, antes ocupada pelos jebuseus, estabelecendo-a como capital do reino. Durante seu governo, Davi demonstra profundo zelo pela adoração ao Senhor, trazendo a Arca da Aliança para Jerusalém e organizando o culto. Embora tenha desejado construir o templo, o profeta Natã anuncia que essa tarefa seria realizada por Salomão, seu filho, após sua morte.

Diferente dos livros de Samuel e Reis, que registram também os pecados de Davi, 1 Crônicas enfatiza seu papel como líder escolhido por Deus, destacando sua dedicação à organização do culto e à preparação espiritual e material para o templo.

Assim, o livro cumpre um propósito pastoral e espiritual: recordar ao povo que sua identidade e esperança estão ligadas à fidelidade a Deus e à centralidade da adoração. Ao relembrar a genealogia de Israel, o reinado de Davi e a preparação para o templo, o autor mostra que, mesmo depois do exílio, Deus continua conduzindo a história do seu povo.

Fonte: Bíblia Online (adaptado)

Voltar ao Topo desta página


Clique aqui para ver demais Esboços na Bíblia

Leia sobre o Ponto-Cruz

Leia sobre o Contrato de Uso das Mensagens do Site do Pastor

Cursos de Pregação Sem Complicação em vídeo-aula

 

Título: I Crônicas
Autor: Pr Ronaldo Franco

Deixe seus comentários/testemunhos nos esboços do Site do Pastor, isso ajuda bastante os novos visitantes na escolha de um sermão. Sê tú uma bênção!

Veja também nossos demais esboços: Esboços

I Crônicas

Botão Voltar ao topo