I Samuel

Segundo o coração do POVO (I Samuel Cap. 10)

Saul, um rei segundo o coração do povo

SEGUNDO O CORAÇÃO DO POVO

Em I Samuel 10 vemos Samuel ungir Saul, vemos também os sinais que validam o chamado e a reação pública. Este esboço mostra como Deus executa sua vontade apesar de falhas humanas e oposição.

Deus trabalha para cumprir suas promessas, mas a igreja precisa escolher melhor os seus líderes, senão amargará grandes e prolongados sofrimentos.

RESUMO: Um rei segundo o coração do POVO:
1. Jovem, alto, bonito, charmoso – O povo vê a aparência.
2. Mesmo sabendo que não ia dar certo, Deus permanece fiel.
3. Os inúteis fazem oposição (isso também acaba sendo uma espécie de validação).


1. Segundo o coração do povo — Jovem, alto, bonito, charmoso (I Sm 9:2; 1 Sm 16:7)

O povo vê a aparência. Saul sobressai “do ombro para cima”. Israel desejou um rei visível. Contudo Deus olha o coração. A estatura de Saul agradou a multidão; o Senhor, porém, busca caráter. Esta tensão marca o início da monarquia e nos alerta: liderança visível não substitui integridade.

Conexão com Cristo: Jesus rejeitou a expectativa humana e revelou o coração do Pai. Em Isaías 53.2-4 foi profetizado que Jesus não teria beleza nem formosura; em Lucas 4.18-19 Ele proclama missão; em Mateus 3.17 o Pai o confirma publicamente. Cristo une presença e fidelidade.

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” – Isaías 53:2-4

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor”. – Lucas 4:18,19

“E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” – Mateus 3:17

Aplicação prática: Não escolha líderes pela aparência. Avalie caráter e obediência. Pergunte: esta pessoa vive sob a Palavra? Busque líderes que praticam o que pregam, especialmente dentro de suas casas, junto à família.


2. Segundo o coração do povo — Deus permanece fiel (I Sm 10:1-9)

Mesmo sabendo que este reinado não ia dar certo, para honrar a Suas palavras de bênção sobre o Seu povo, Deus manda Samuel ungir Sauel; confirma com sinais: encontros, provisões e o Espírito que transforma.

Estabelece processos: sorteio, unção, sinais públicos. Ele garante que o chamado ganhe respaldo divino e público. Assim, a graça precede e sustenta o projeto divino.

Conexão com Cristo: Cristo recebeu unção e aprovação do Pai. Em Atos 10:38 vemos Jesus ungido para o serviço de cura e libertação. Deus sempre cumpre suas promessas por meio de Cristo.

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” – Atos 10:38

Aplicação prática: Confie nos sinais de Deus e persevera quando Ele confirma seu chamado. Anote experiências de confirmação e compartilhe com mentores espirituais.


3. Segundo o coração do povo — Os inúteis fazem oposição (I Sm 10:27)

Alguns zombaram. Filhos de Belial ridicularizaram Saul. Ele permaneceu em silêncio. Quem confia no chamado divino não precisa se defender diante dos escarnecedores. O escárnio revela corações resistentes, não a nulidade do chamado.

Belial é uma palavra hebraica que significa “sem valor”, “sem lei” ou “malvado” e, no Antigo Testamento, é usada para descrever pessoas ou ações perversas, referindo-se a elas como “filhos de Belial”. No Novo Testamento, a palavra é usada como nome próprio para Satanás, sendo o oposto de Cristo (2 Coríntios 6.15). 

A oposição também é uma espécie de validação, pois, de alguma forma, está incomodando o adversário. “O adversário do meu amigo também é meu adversário”.

Conexão com Cristo: Jesus sofreu escárnio e permaneceu fiel. Ele não se justificou; cumpriu a missão. Em Filipenses 2 vemos o Servo obediente até a morte.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” – Filipenses 2:5-8

Aplicação prática: Quando enfrentar oposição, responda com humildade e trabalho fiel. Anote críticas produtivas; deixe as acusações vazias passarem.


CONCLUSÃO

Saul nos lembra: Deus age mesmo por meios imperfeitos. Pratique três atitudes esta semana: 1) avalie liderança pelo caráter; 2) registre sinais de confirmação; 3) responda à oposição com silêncio produtivo e serviço.

Assim você honra a soberania de Deus e se abre ao que Ele quer fazer em sua vida.


Convite: Hoje, pergunte ao Senhor se Ele lhe chama para algo e espere por confirmação. Compartilhe seu passo com um líder e dê o primeiro passo em obediência.
.
.
Título: Segundo o coração do POVO

Autor: Pr Ronaldo Franco
Data: 22/10/2025.

.

Enriqueça o site, deixando o seu comentário logo abaixo.
Os comentários serão liberados após serem moderados.

Compartilhe esta mensagem.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Segundo o coração do POVO

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo