ARREPENDIMENTO
Na Guatemala, a tribo de índios Kekchi tem uma boa palavra para arrependimento, cujo sentido é: “dói meu coração”.
Distante dali, no interior da África, a tribo Baouli tem um vocábulo talvez ainda melhor; o termo que usam quer dizer: “dói tanto que quero desistir disso”.
Esta é a experiência que o Senhor desejava para Seus filhos relapsos, quando disse: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor”. Trata-se ai de uma obra pessoal de avivamento. “Esquadrinhemos”, insta Ele, “os nossos caminhos”. Não me compete esmiuçar e criticar a vida de meu próximo. Devo voltar o farol da Palavra de Deus para dentro de mim, e esquadrinhar meus caminhos.
Está muito certo preferir os outros em honra, no decorrer normal de nossa vida, mas quando se trata de endireitar nossa situação para com Deus, somos advertidos a começar em nós mesmos. Ao nos esquadrinharmos, podemos descobrir muita coisa que careça de ajuste.
Lá na África existe uma interessante palavra tribal que descreve o que acontece ao coração de uma pessoa que se arrepende. Dizem eles: “torna-se distorcido”. Isto é justamente o que Deus deseja: distorcer todas as coisas torcidas, endireitar tudo o que está torto!
Pode haver alguma dor nesse processo de distorção. Deus permite que doa o suficiente para desejarmos “desistir disso” e voltar “para o Senhor”.
E isto que os índios Chol, do sul do México querem dizer, quando descrevem o arrependimento como “o coração volta atrás”.
“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” – Mateus 3:2
Título: Arrependimento
Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida
Data da publicação: 03/04/2023
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
O Site do Pastor está no ar desde 30/09/2003 disponibilizando mensagens, esboços de sermão, ilustrações, estudos bíblicos.
Bem como reflexões teológicas, correções de interpretações bíblicas populares, cursos bíblicos.
Do mesmo modo, material para discipulado, cursos de pregação básico e avançado.
Diz o Dicionário Teológico que arrependimento “é uma tristeza causada pela violação das leis divinas, pela qual o indivíduo é constrangido a voltar-se a Deus para implorar-lhe o imerecido favor”.
É uma tristeza ou um sentimento de pesar por alguma falta cometida, um ato falho praticado ou, até mesmo, uma omissão.
“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” ( 2 Co 7.10).
O Espírito Santo causa uma dor interior no coração da pessoa pelo ato praticado ou pela ação não praticada( omissão). Mas essa dor é para a salvação e , por isso, “a ninguém traz pesar” , ou seja, a pessoa ‘sabe’ que é para o seu bem e se conforma. “Mas a tristeza segundo o mundo causa a morte”, ou seja, o falso arrependimento não apazígua Deus e gera a morte.
Também não devemos confundir aqueles que se dizem arrependidos mas só o fazem porque temem ou querem evitar a disciplina.