Pular para o conteúdo
FAMÍLIA DISFUNCIONAL
Gênesis 27
Deus é Santo – Lv 19.2


Família Disfuncional é o título deste sermão — que também pode ser usado como um estudo bíblico — que confirma o ensinamento bíblico que diz que “tudo que semearmos, colheremos”. Desde o nascimento dos gêmeos esta família se dividiu (tornando-se disfuncional) e um dos principais motivos foi esta “coisa” de Isaque preferir a Esaú e Rebeca preferir a Jacó. Vamos dar uma boa olhada nos FRUTOS que eles colheram?


1. REBELIÃO CONTRA DEUS (vs 1-4)
— Antes do nascimento dos gêmeos, por divina revelação, Isaque já sabia que a bênção de Abraão deveria ser transmitida a Jacó (Gn 25.23).
Muitos dizem que Jacó enganou seu irmão, o que não é verdade. Ele e sua mãe enganaram, sim, a Isaque. Quanto ao seu irmão, Esaú sabia muito bem que não tinha mais direito a esta bênção (pois a havia trocado por um mísero prato de lentilha). Deliberadamente ele desprezou o nome de Deus, mas, mesmo assim, queria a bênção (quantos continuam fazendo isso, não é mesmo?). Quando viu que a bênção estava perdida para sempre, se indignou e se irou contra Jacó.
— Apesar disso tudo, em conluio secreto, Isaque e Esaú resolveram se rebelar contra a vontade de Deus e “passar a perna” em Jacó.

Eles não faziam ideia de que Deus é onisciente? Que não se pode enganá-lo? Que tudo Ele sabe e conhece? Salmo 139

Nenhum dos dois irmãos era um exemplo de perfeição, no entanto, Jacó era comprometido com a Promessa (Gn 26), ao passo que Esaú “não estava nem aí” para Deus e Sua Vontade.


2. PRAGMATISMO IMORAL (vs 5-29)
O pragmatismo é uma filosofia que diz que “o fim justifica os meios”Para assegurar a correta transmissão da bênção de Abraão, Rebeca e Jacó espionaram, conspiraram, fraudaram, mentiram e  enganaram Isaque e, vergonhosamente, usaram o nome de Deus em suas artimanhas, causando dor, sofrimento, humilhação, ódio e desejo sanguinário de vingança. Eles se esqueceram de que nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado (Jó 42.2) e de que o próprio Deus daria um jeito de impedir a rebelião e a sacanagem planejadas por Isaque e Esaú.


Pragmatismo imoral é falta de fé, é pecado (Rm 14.23). 
Não se pode fazer a obra de Deus usando as ferramentas da carne ou do diabo. (Rm 14.16)

O pragmatismo imoral no meio cristão é um câncer que está acabando com a reputação da igreja e fechando a porta da salvação para milhões de pessoas. Deus é santo (Is 6.3) e não compactua com estas atitudes.

PONTO-CRUZ (use este PC aqui)   – O que é isso?
O sacrifício de Jesus por nós foi aceito por Deus por que era santo, sem pecado (1Pe 2.21-24).

3. RUPTURA TOTAL DA FAMÍLIA (vs 30-46)

– Jacó teve que fugir para bem longe, para não ser morto por seu irmão.
– Rebeca achava que esta fuga seria por alguns dias, mas durou anos. Ela nunca mais viu o filho predileto.
– O texto não diz, mas o relacionamento entre Rebeca e Esaú, que certamente já não era bom, talvez tenha se tornado crítico. 
– O relacionamento de Isaque e Rebeca também deve ter-se deteriorado (como é triste ver um casamento que começou sob a bênção de Deus, numa belíssima história de amor que tem inspirado gerações, terminar assim).

– Os problemas de Rebeca com as suas noras ficaram pior (vs 46).
– O ambiente familiar deve ter virado um inferno.
– Esaú continuou cuidando da sua vida, cheio de ódio. Os bens materiais que deveriam ser transmitidos a Jacó (em razão da bênção) acabaram ficando com Esaú, mas isso não fez diferença para Jacó, pois a promessa de Deus transcendia a questão material: Falava de muitos descendentes, uma terra para morar e que ele seria uma bênção para todas as famílias da terra (Gn 12.1-3). Jacó faria parte da linhagem de Jesus.


CONCLUSÃO

Todos nesta família disfuncional falharam diante de Deus, colheram frutos amargos e sofreram por isso. E a sua família, como está? Se há problemas novos ou “antigos” a serem resolvidos, procure resolver logo. Não adianta tentar jogar para “debaixo do tapete”, estas coisas não morrem. Clame pela misericórdia de Deus.

 

Título: Família Disfuncional
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 22/10/2020

Veja também nossos Artigos

Deixe seu comentário logo abaixo.

família disfuncional

Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erros, que eu leve a verdade. Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Desespero, que eu leve a esperança. Tristeza, que eu leve a alegria. Trevas, que eu leve a luz.

Ainda mais, ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado.

Antes de tudo, compreender, que ser compreendido.
Do mesmo modo, amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
Bem como, é perdoando, que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Do mesmo modo, tudo, ó Cristo, a Ti entrego

Sim, por Ti darei!

Resoluto, mas submisso.
Contudo, sempre, sempre, seguirei!
Igualmente, a Ti entrego.

1 comentário em “Família Disfuncional”

  1. Não podemos servir a Deus com ‘altar estragado’. “Ser-me-eis santos, porque Eu, o SENHOR, sou santo, e separei-vos dos povos para serdes meus”(Lv 20.26). A mentira é ferramenta de Satanás e não de Deus: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos…jamais se firmou na verdade porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”(Jo 8.44).

    Certa feita repreendi uma senhora rica e poderosa que fazia muita propaganda enganosa de sua igreja afirmando para todos que as pessoas deveriam frequentar sua denominação porque lá estava ocorrendo milagres, pessoas estavam sendo curadas de todos os tipos de doenças e saíam dos cultos com a bênção da prosperidade. E Deus revelava as coisas para o pastor tal. Tudo era carnal! E ela, inconformada, me retrucou afirmando assim: “Eu sei que é mentira, mas se eu não falar assim, as pessoas não virão à igreja e não ouvirão do evangelho!”. E assim ela justificava o pecado da mentira dentro da igreja! Tal igreja hoje não existe mais!

    Igreja disfuncional também é erro, também é pecado! Se não fizermos a obra de Deus segundo as regras de Deus o SENHOR não a aceitará! “Igualmente o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”(2 Tm 2.5).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.