Libertação - Um lacinho no dedo

LIBERTAÇÃO - UM LACINHO NO DEDOÊxodo 13.1-16

Leia mais
Deus inesquecível - Salmo 103.2
Leia mais

“LIBERTAÇÃO - UM LACINHO NO DEDO” foi o título escolhido para este sermão devido às recomendações de Deus para o povo manter vivo na memória as Suas intervenções milagrosas.

Leia mais

Pano de Fundo Histórico: Deus já havia agido poderosamente até este ponto da história e continuaria a fazê-lo até o fim, porém, a jornada à frente seria muito difícil, e somente uma fé inabalável no Senhor poderia lhes garantir a vitória.

Leia mais
Sabemos que uma das melhores maneiras de manter a confiança em Deus é relembrar continuamente o que Ele já fez por nós, para isso, também, Deus institui a Páscoa dos Judeus, uma festividade com PRECEITOS importantes.

“Essa festa será como um sinal para vocês, como se fosse uma coisa amarrada na mão ou na testa, e os ajudará a lembrarem de recitar e de estudar a lei de Deus, o SENHOR; pois com grande poder ele os tirou do Egito.” (vs 9).

Leia mais
1º) O PRECEITO DA JUSTA RETRIBUIÇÃO (vs 1-2 e vs 12-15)

Para por "um lacinho no dedo" do Seu povo para que se lembrassem continuamente da sua libertação do Egito, Deus estabelece o Preceito da Justa Retribuição: Ordenou que todos os primogênitos fossem dados a Ele.

Leia mais

“O SENHOR Deus disse a Moisés: — Separe para mim todo primeiro filho. Todo primeiro filho homem dos israelitas e todo primeiro filhote macho dos animais domésticos são meus... vocês darão ao SENHOR todo primeiro filho homem. Todo primeiro filhote macho também pertencerá a ele.”

Leia mais

No entanto, eles poderia ser resgatados (remidos, comprados) pelas famílias: “Mas, se quiserem ficar com o primeiro filhote macho de uma jumenta, ofereçam a Deus um carneiro; se não quiserem, quebrem o pescoço do jumentinho. Fiquem com todo primeiro filho homem de vocês, pagando por ele o preço determinado.”

Leia mais
O que tudo isto significa? Significa que o "primeiro" (o melhor) de todos os nossos bens pertence a Deus em retribuição ao fato do SENHOR ter-nos libertado da escravidão do pecado.

A preocupação com este Preceito foi manifesta por Davi, no Salmo 116, verso 12: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?”

Leia mais

Muitos “cristãos” da atualidade são mesquinhos, egoístas, egocêntricos (pensam só em si), injustos (não retribuem a Deus a sua salvação) e ingratos. E quanto a você, o que tem dado ao SENHOR por todos os seus benefícios?

Leia mais
PONTO-CRUZ (use este PC aqui)  – O que é isso?Fomos remidos não por dinheiro, mas pelo sangue de Jesus, que nos remiu dos nossos pecados (Colossenses 1.12-14). 
Leia mais
2º) O PRECEITO DA SANTIFICAÇÃO (vs 3, 6 e 7)

Para por mais "um lacinho no dedo" do Seu povo para que se lembrassem continuamente da sua libertação do Egito, Deus ordena que eles não usem o fermento na massa do pão na semana da Páscoa. Mas, por que, se o fermento é uma coisa boa?

Leia mais

Sim, o fermento é uma coisa boa, claro, mas na Bíblia ele também é tomado como símbolo de influência corrupta e representa o pecado (leia Mc 8.15 e Gl 5.9), e, neste contexto histórico, ele é tomado como símbolo de pressa de escapar. O povo tinha que sair rápido do Egito. Precisava de muito pão para a viagem, mas não tiveram tempo para fermentar tanta massa. Tiveram que fazer os pães às pressas assim, sem fermento. O pão sem fermento lembra isso, a saída às pressas.

Leia mais
“Moisés disse ao povo: — Lembrem deste dia, o dia em que vocês saíram do Egito, onde eram escravos. Este é o dia em que o SENHOR os tirou de lá pelo seu grande poder. Portanto, não comam pão feito com fermento... Durante sete dias vocês comerão pão sem fermento; e no sétimo dia haverá uma festa religiosa em honra do SENHOR. Nesses sete dias vocês comerão pão sem fermento. Em toda a sua terra não deverá haver fermento, nem pão feito com fermento.”

O que tudo isto significa para nós, hoje em dia? Desejo de Santificação e Pressa de escapar do pecado. O apóstolo Paulo expressou tudo isso em Romanos 7.24: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”. E quanto a você, tem pressa em sua santificação ou está "empurrando o pecado com a barriga"?

Leia mais
3º) O PRECEITO DA GRATIDÃO

Para por mais "um lacinho no dedo" do Seu povo para que se lembrassem continuamente da sua libertação do Egito, Deus institui a Páscoa, uma alegre celebração da libertação da escravidão, uma expressão de gratidão.

Leia mais

Hoje, para nós, a Páscoa deve ser realizada da seguinte maneira:

Leia mais
  • Com a família.
  • Testemunhando aos nossos filhos o que o SENHOR fez por nós.
  • Explicando que Jesus nos remiu dos nossos pecados.
  • Recitando e explicando a Lei do Senhor.
Leia mais

CONCLUSÃO

Leia mais

Deus colocou três "lacinhos nas mãos" dos israelitas, para eles jamais se esquecerem da sua libertação da escravidão do Egito, e cada um destes preceitos tem um significado importante para nós:

Leia mais
  • Os primogênitos pertencem ao Senhor: O PRECEITO DA JUSTA RETRIBUIÇÃO.
  • Pão sem fermento: O PRECEITO DA SANTIFICAÇÃO.
  • A Páscoa, uma festa alegre: O PRECEITO DA GRATIDÃO
Leia mais

E quanto a você, tem Retribuído ao Senhor? Tem se Santificado? Tem demonstrado Gratidão?

Leia mais

Título: Libertação - Um lacinho no dedoAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 01/06/2021

Leia mais

Deixe seu comentário logo abaixo.

Leia mais

Veja também nossos Artigos

Leia mais

Esboços para celular

Leia mais

Antes de mais nada, paz. Acima de tudo, amor. Enquanto houver desespero, fé.  Portanto, o amor. Por isso, paz. Por isso, amemos. Eventualmente, afastar. 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Site do Pastor