Um cavava poços o outro cavava problemas

UM CAVAVA POÇOS, O OUTRO CAVAVA PROBLEMASGênesis 26
Deus está presente - Js 1.9
Leia mais

Um cavava poços, o outro cavava problemas parece ser um título adequado para esse sermão, pois, apesar deste capítulo bíblico ter 35 versículos e de que somente 2 deles serem dedicados a Esaú, é óbvia a comparação entre as PREOCUPAÇÕES de Isaque e as de seu filho Esaú.

Leia mais
1. ISAQUE CAVAVA E LIMPAVA POÇOSEm terras desérticas, um poço bom é muito mais que um rico patrimônio, é uma estratégia de assentamento, uma forma eficiente de tomar posse da terra. Quem está de passagem bebe qualquer água, mas quem veio para ficar cava poços. Ao cavar e limpar poços antigos, Isaque estava tomando posse da terra que Deus prometeu a Abraão.

Porém, tomar posse da promessa não é tão simples assim, pois os inimigos não se cansam de perturbar. Isaque teve que enfrentar:- Fome (vs 1).- Medo (vs 7-11).- Inveja (vs 14).- Entulhamentos (vs 15 e 18). - Rejeição (vs 16).- Roubo (vs 20 e 21).

Leia mais
PONTO-CRUZ (use este PC aqui)   – O que é isso?Assim como Isaque, Jesus também suportou muitas lutas até à morte,  firme nas promessas de Deus (Hb 12.2).
Leia mais
2. ESAÚ CAVAVA PROBLEMASOs 2 últimos versículos deste capítulo bíblico resumem, de forma muito triste, as "preocupações" de Esaú. Enquanto seu pai estava lá, na frente da batalha, lutando para tomar posse da promessa, Esaú está preocupado somente consigo mesmo.

Ele rompe com a tradição familiar, desqualifica a belíssima história de amor de seus pais (Gn 24) e demonstra mais uma vez que é um sujeito sem controle, sem domínio próprio, infantil, levado pelos impulsos carnais imediatos. Ele se casa, não com uma, mas com duas mulheres dali mesmo, do povo heteu, Judite e Basemate, que "foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito" (vs 35). Só quem tem genro e nora perturbados é capaz de entender isso.

Leia mais

Esaú, que já havia trocado a sua primogenitura por um miserável prato de lentilha (Gn 25), mostra agora total desrespeito às ordens e às promessas de Deus.

Leia mais
3. ISAQUE É GRANDEMENTE ABENÇOADOApesar de todas as lutas e sofrimentos pelos quais passou para cavar e limpar aqueles poços, Isaque não desistiu nem perdeu a paciência, continuou firme na presença de Deus:

- Deus o visitou duas vezes (vs 2 e 24).- Isaque se apegou à promessa (vs 3 a 5).- Deus alargou a sua tenda (vs 22).- Ele cavou novos poços e limpou os antigos (vs 18, 25 e 32).- E foi reconhecido como homem de Deus e temido por seus inimigos (vs 29).

Leia mais

As promessas vêm do céu, mas os poços são cavados na terra.

Leia mais
CONCLUSÃOEnquanto o pai cavava novos poços e limpava os antigos, o filho "cavava" problemas. A bênção não está nas circunstâncias, está nas decisões de cada um.

Em qual perfil você se encaixa? Você é um "esaú", cavador de problemas, ou um "isaque", cavador de poços?

Leia mais

 

Leia mais

Título: Um cavava poços, o outro cavava problemasAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoData: 15/10/2020

Leia mais

Veja também nossos Artigos

Leia mais

Esboço para celularDeixe seus comentários logo abaixo.

Leia mais

Acima de tudo. Havendo discórdia. Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros,  verdade. Assim como, perdão.  Desespero, esperança. Tristeza, alegria. Trevas, luz. Acima de tudo. Havendo discórdia.

Leia mais
Acima de tudo. Havendo discórdia.

Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros,  verdade. Assim como, perdão.  Desespero, esperança. Tristeza, alegria.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Site do Pastor