Renúncia: ABRIR MÃO DE ALGO EM FAVOR DE ALGO MAIOR.
Parece uma palavra pesada, mas carrega um significado transformador. Seja na vida civil, na conquista de sonhos, na jornada espiritual ou até mesmo no esporte, quem aprende a renunciar descobre o segredo para crescer, vencer e viver com propósito. Neste artigo, você entenderá como a renúncia impacta diferentes áreas da vida e como ela se conecta à fé cristã, segundo os ensinamentos de Jesus.
Jesus Cristo é o exemplo maior de renúncia que o mundo já conheceu. Sendo Deus, abriu mão de Sua glória, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens e obedecendo até a morte, e morte de cruz. Sua entrega total nos ensina que, para viver plenamente a vontade de Deus, é necessário abrir mão do ego, do orgulho e dos próprios interesses, colocando o amor, a obediência e a salvação em primeiro lugar.
CRISTO É O NOSSO MODELO MAIOR DE RENÚNCIA ⁵ Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,⁶ que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;⁷ mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.⁸ E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!⁹ Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,¹⁰ para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,¹¹ e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Filipenses 2:5-11
Na vida civil, renunciar significa abrir mão de algo em favor de algo maior.
Reflexão: Renúncias assim não são perdas, mas decisões que demonstram maturidade, equilíbrio emocional e responsabilidade.
Se um atleta deseja ser campeão, ele precisa aprender a renunciar.
1 Coríntios 9:25 — “Todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.”
Lição prática: Assim como no esporte, o cristão também precisa disciplina espiritual — oração, leitura da Bíblia e rejeição do pecado.
Para realizar o sonho da casa própria ou garantir estabilidade, por exemplo, toda família precisa aprender a renunciar.
Conclusão prática: Assim como a família sacrifica para construir um lar, o cristão também precisa abrir mão do transitório para investir no que é eterno.
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.”
Filipenses 3:7-8 — “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.”
Aplicação: A verdadeira vitória espiritual vem quando abrimos mão do que desagrada a Deus para viver o plano que Ele tem para nós.
Renunciar não é perder.
É escolher com sabedoria aquilo que realmente importa.
Jesus nos ensinou que, quando abrimos mão da nossa vontade para viver a vontade de Deus, encontramos sentido, paz e vida plena.
Gálatas 2:20 — “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...”
Desafio prático: Reflita hoje: O que você precisa renunciar para crescer como pessoa, como profissional, na sua família e na sua caminhada com Deus?
Título: RenúnciaPr Ronaldo FrancoData: 31/05/2025
Enriqueça o site com os seus comentários.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!