QUEM CALA CONSENTE
"QUEM CALA CONSENTE" é o título deste esboço de sermão, escrito para nos alertar sobre as consequências de se calar diante de certas situações.
A Bíblia assevera que “há tempo de estar calado, e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7b), mas, honestamente falando, é muito difícil encontrar o equilíbrio, não é mesmo? Para nos ajudar a obter sabedoria, vamos estudar hoje algumas SITUAÇÕES em que a pessoa precisa falar, pois, se não falar, acabará consentindo com o erro.
Mateus 9.32-33: “Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar”.
Uma das táticas mais eficazes dos grandes predadores (leões, tigres, ursos, tubarões etc.) é isolar a sua vítima, afastá-la do seu bando. A mesma tática é usada por satanás para dominar e destruir uma pessoa: Fazer com que ela se isole, que fique calada.
Ao ser liberto do demônio, este homem começou a falar.
Tiago 5.16: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”.
Quando praticamos a “Confissão Horizontal”, isto é, quando confessamos os nossos pecados “uns aos outros” (eu te conto os meus pecados e você me conta os teus) e oramos uns pelos outros, o milagre da cura acontece, para a glória do nome de Jesus.
No entanto, escolha bem com quem vai abrir se coração. Assim como nos tempos dos apóstolos, ainda hoje há falsos irmãos em nosso meio.
Salmo 32.3-5: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos… Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim… Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.
Os filhos de Deus que tentam esconder os pecados sofrem uma pressão tão grande — sob o peso da mão de Deus — que acabam envelhecendo precocemente, mas, quando praticamos a “Confissão Vertical”, isto é, quando confessamos os nossos pecados a Deus, somos perdoados e purificados pelo sangue de Jesus e a dor e o peso da nossa culpa do pecado sai de cima de nós.
CONCLUSÃO
Quando falar e quando calar? É muito difícil encontrar o equilíbrio entre estas duas coisas. No entanto, a Bíblia nos dá sabedoria a respeito destes momentos em que devemos falar:– Não se cale diante da opressão maligna. Não se deixe dominar pelo mal.– Jamais esconda os seus pecados de seus irmãos; a hipocrisia o deixará doente.– Não deixe de confessar os seus pecados a Deus, isso te trará tanto sofrimento que você acabará envelhecendo precocemente.
Título: Quem cala consenteAutor: Pr Ronaldo FrancoData: 20/09/2015
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!