PROIBIDO TRAZER OFERTAÊxodo 36.2-7
“PROIBIDO TRAZER OFERTA” é um título curioso para este esboço de sermão, mas foi exatamente isso que aconteceu, e vale a pena analisar este momento bíblico.
Pano de Fundo Histórico: Antes de seguirem viagem à Terra Prometida, Deus ordenou ao povo trazer ofertas para a construção do Tabernáculo. A resposta do povo foi tão generosa que trouxeram mais do que era necessário, por isso, por ordem de Moisés, foi proibido trazer oferta.
1) A VOZ DE DEUS (Cap. 35.4-5)2) RESPONSABILIDADE (Cap. 36.2)3) TRANSPARÊNCIA (Cap. 36.5-7)
Enquanto o povo saia do cativeiro do Egito, Deus ordenou que eles pedissem tesouros aos egípcios como uma forma de indenização pelos anos de trabalho escravo (Ex 11.1-2).
Agora Deus diz ao povo que traga uma parte destas riquezas para construir o Tabernáculo (Ex 35.4-9).
É sempre assim, primeiro Deus supre, depois Ele pede que consagremos uma parte deste suprimento à sua obra. Deus jamais nos pede algo que não temos para dar, algo que Ele mesmo já não tenha nos dado antes.
Tudo é Dele, por Ele e para Ele. Por isso, quando Deus fala, o seu povo é generoso.
Deus supre as famílias da igreja para que elas supram a sua obra. Todo mundo sai ganhando, pois uma igreja ativa e saudável é bênção para estas mesmas famílias... e para outras que se achegarão a um lugar de adoração genuína e saudável.
“A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.” Provérbios 11:25
“Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado. Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la.”
Os recursos trazido pelo povo foram entregues nas mãos de pessoas capacitadas, sábias e inteligentes, que sabiam como fazer a obra do jeito que o SENHOR tinha ordenado.
Simples, né? Pessoas assim não desperdiçam os recursos da igreja, não precisam ficar refazendo o que foi mal-feito, não depredam, não gastam além do necessário etc.
Quando o povo vê que suas ofertas estão sendo usadas desta maneira, ele se torna generoso. Em outras palavras, dá gosto trazer uma oferta para a igreja quando tudo está funcionando conforme a vontade de Deus.
“E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais, porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.”
Eu fico me perguntando como seria hoje. Será que alguma igreja seria capaz de proibir trazer oferta por que já tem recursos sobrando? Ou iriam inventar alguma coisa onde gastar?
Se a igreja fez uma campanha para missões, envie os recursos arrecadados para missões.Se fez uma campanha para ação social, gaste em ação social.Se faz uma campanha para comprar um imóvel, compre o imóvel.
No entanto, quando os recursos forem suficientes, proíba trazer oferta para aquele assunto.
É falsa, antibíblica e absurda aquela frase que diz: "Meu papel é ofertar, para onde vai o dinheiro não é problema meu".
Em toda a Palavra, quem lidou com o dinheiro do templo (no Antigo Testamento) e das igrejas (no Novo) SEMPRE PRESTOU CONTAS, tim-tim por tim-tim.
Transparência é:
Então, quando o povo de Deus ouve a voz de Deus e a igreja é responsável e transparente, NÃO FALTAM RECURSOS PARA A OBRA DE DEUS.
E quanto a você, tem ouvido a voz de Deus, você tem abençoado a obra de Deus?E quanto à sua igreja, tem sido responsável e transparente?
Título: Proibido trazer ofertaAutor: Pr Ronaldo FrancoData: 11/11/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!