O NÃO DE DEUS É PROTEÇÃOÊxodo 20
“O NÃO DE DEUS É PROTEÇÃO” é um bom título para este esboço de sermão em razão de que muitas pessoas têm dificuldade em aceitar e obedecer os mandamentos divinos por que não entendem a sua verdadeira natureza.
Pano de Fundo Histórico: Os mandamentos foram dados por Deus para o povo de Israel a fim de os proteger dos muitos PERIGOS em sua caminhada à Terra Prometida.
Primeiramente, convém lembrar que do ponto de vista da psicologia, a idolatria é o vínculo da admiração e tem origem a partir do momento em que o fã/fanático começa a ver em algo ou alguém a representação de qualidades, poder e autoconfiança que ele quer ter para si.
Esse ponto de vista combina muito bem com o Salmo 115.4-8, que afirma que os idólatras acabam se tornando iguais aos seus ídolos, completamente alienados: “Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. (Salmos 115.4-8)
O NÃO de Deus à idolatria é proteção à alienação social, emocional, política e/ou espiritual. Quem não consegue enxergar defeito e/ou corrupção em seus “ídolos” (ou enxerga, mas "passa o pano") ou não consegue enxergar nenhuma qualidade nos seus opositores (ou enxerga, mas as menospreza), já está completamente alienado.
Cuidado, meus irmãos, a Bíblia diz que O MUNDO JAZ NO MALIGNO. O mundo todo! Não só a esquerda ou a direita do mundo, mas ele todo. Há maldade e corrupção em todos os desejos, lugares, processos, instituições, partidos e pessoas, inclusive em você... e em mim.
Então considere o que está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Rm 3.10-12)
Para isso fomos chamados por Deus, para proclamar as Suas maravilhas e para reconciliar pessoas com Cristo, não para defender ídolos.
“Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome”.
De acordo com o que vejo nas Escrituras, Deus merece todo o nosso respeito, o que me faz ser contra usar o Seu nome em vão e, também, ser absolutamente contra músicas, pregações e orações que se dirigem a Deus como “você”. Isso não é intimidade com Deus, isso é fingimento, desrespeito, atrevimento, exibicionismo. Se não fazemos isso com autoridades humanas, por que o faríamos com Deus?
Antes que você se revolte contra a minha opinião, deixe-me lembrar que, biblicamente falando, a verdadeira intimidade com Deus é a intimidade com Sua Palavra. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele". (João 14:21)
Somente quem não tem intimidade com a Palavra de Deus é que fica inventando falsa intimidade.
Respeite a si mesmo, corpo, alma e mente
Não trabalhe demais, a cada seis dias, descanse pelo menos um (vs 8-11). Mas, lembre-se, primeiro Deus criou o homem, depois lhe deu o “sábado” para descansar. O sábado foi criado para o homem, não o contrário.
No original bíblico, sábado significa "descanso" ou "cessação". Não se torne um escravo do calendário, pensando que sábado é somente aquele dia entre sexta-feira e domingo. Se alguém te incomodar com estas ideias tolas sobre o sábado, mostre-lhe estes versículos bíblicos:
Sábado é descanso, não calendário. Se o seu trabalho vai de segunda-feira a sexta, descanse no sábado. Se vai de segunda-feira a sábado, descanse no domingo. A cada 6 dias, descanse pelo menos 1, este é o espírito deste mandamente: Respeite as limitações do seu corpo.
Não importa o dia da semana que alguém tira para descansar ("sabadar"), desde que o faça para o Senhor: “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz”. (Rm 14.5-6)
“Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando” (Ex 20.12). É o primeiro mandamento com promessa. Lembrando que respeitar pai e mãe não é apenas pedir sua bênção. É, especialmente, ampará-los com dignidade na sua velhice.
Quem não cuida da sua família é pior que um bandido. (I Tm 5.8).
Respeite o próximo
Ser cristão é fazer para o próximo aquilo que desejamos que façam para nós (Lucas 6.31).
O Não de Deus é proteção. Os seus mandamentos são proteção à idolatria, ao desrespeito a Deus, ao próprio corpo, à família e ao próximo.
Então, e quanto a você, tem alguma dificuldade em obedecer aos mandamentos de Deus? Ou já entendeu que eles são para a sua proteção?
Título: O Não de Deus é proteçãoAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 02/08/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!