O BATISMO É ESSENCIAL
"O BATISMO É ESSENCIAL" é o título deste esboço de sermão que pode nos ajudar a compreender o papel do batismo na vida cristã.
Era comum, a tempos atrás, os novos convertidos desejarem ardentemente o batismo, mas, de uns tempos para cá, tem surgido uma forte resistência.
Contudo o batismo cristão tem um papel muito bem definido nos planos de Deus e, para o compreendermos melhor, veremos alguns dos seus ASPECTOS neste sermão:
E disse Jesus: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo – Mateus 28:19.
Batismo não é uma opção; é uma questão de obediência, pois se trata de um mandamento de Jesus.
A exemplo do chamado "ladrão da cruz", que não teve oportunidade de se batizar antes de morrer, Deus não verá desobediência nestas circunstâncias, porém, se alguém tem a oportunidade de batizar, mas se nega a fazê-lo, DEVE SE QUESTIONAR se, de fato, é um legítimo cristão, um legítimo filho de Deus, uma nova criatura em Cristo Jesus, pois quem ama Jesus obedece às suas palavras.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. João 14.23-24
Batismo é compromisso. Batismo é declaração pública de que esta pessoa "morreu" para o mundo, de que reconheceu que Cristo é o único e suficiente Salvador da sua alma e de que vai obedecer às suas Palavras incondicionalmente.
2.1 – O batismo deve ser feito DEPOIS da pessoa crer em JesusE disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado – Marcos 16:15-16.
Por isso não batizamos crianças, pois a pessoa precisa ouvir (e compreender) a mensagem do Evangelho, crer em Jesus e somente DEPOIS disso ser batizada, em confirmação à sua fé.
Segundo declarações de um padre católico, encontradas na Internet, acerca do batismo de crianças, ele diz: "O batismo é o sacramento que torna a pessoa um Filho de Deus".
"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1.11-13
Os pais podem e devem ensinar as verdades bíblicas para os seus filhos, porém não podem decidir por eles, pois a Responsabilidade é Pessoal - Ezequiel 18.
2.2 – A pessoa deve ser mergulhada por inteiro
O significado da palavra batismo em grego é MERGULHO, por isso nós mergulhamos a pessoa na água. Jesus foi mergulhado. Nós também devemos ser. O batismo por aspersão (jogar água na cabeça) não tem apoio bíblico.
Todavia, alguém pode dizer que a forma do ritual não importa, porém, mais uma vez se trata de desobediência à palavra de Deus, que diz: "E disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado [mergulhado] será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16.15-16.
Todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte, de sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte – Romanos 6:3.
Quem é sepultado com Cristo na sua morte, não vive mais para o pecado (Romanos 6.6).De nada adianta uma pessoa se batizar e continuar vivendo em pecado.
Mais uma vez, o batismo deve ser mergulho. Ninguém joga terra na cabeça de um morto. Os mortos são enterrados, corpo inteiro.
O batismo é essencial, pois:
– E quanto a você, já é batizado segundo o ensinamento das Escrituras?
Título: O novo nascimentoAutor: Pr Ronaldo FrancoData: 19/01/2015
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!