MONTE SINAI E O NOVO NASCIMENTOÊxodo 19
“MONTE SINAI E O NOVO NASCIMENTO” foi o título escolhido para este esboço de sermão em razão das inegáveis semelhanças entre o que aconteceu lá no Monte Sinai e Novo Nascimento anunciado por Jesus.
Pano de Fundo Histórico: Aquela multidão que estava aos pés do Monte Sinai nasceu sob a escravidão e ainda não tinham uma identidade nacional. Somente após os eventos relatados a partir daqui é que a identidade deles como Povo Escolhido começará a se formar. Podemos dizer que nação de Israel nasceu ali, naquela ocasião.
A princípio, considerando que esta é a história do nascimento da nação de Israel, ficamos maravilhados com as suas SEMELHANÇAS com o Novo Nascimento.
“Moisés os levou para fora do acampamento a fim de se encontrarem com Deus, e eles ficaram parados ao pé do monte”. (vs 17)
Eles já conheciam os milagres de Deus, no entanto, agora iriam conhecer o Deus dos milagres: “Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu, o SENHOR, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia”. (vs 4)
Todos os que foram agraciados com o Novo Nascimento sabem que a caminhada cristã só começa verdadeiramente após o encontro do homem com Deus (João 3:3-7). "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo". (João 3.7)
Somente neste capítulo 19, Moisés é acionado QUATRO vezes como mediador entre Deus e o povo, levando mensagens e instruções de Deus e trazendo respostas do povo à presença de Deus.
De igual modo, o Novo Nascimento não acontece “pela vontade da carne” (João 1.13). Só é possível chegar à Deus por intermédio de Jesus Cristo: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2.5).
Estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1), escravos do pecado (João 8.34). Não tínhamos vida, força, nem voz para pedir socorro, mas graças a Deus que Jesus Cristo é o nosso Eterno Sumo Sacerdote, que intercede por nós: “[Ele] permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:24,25
Paralelamente, Deus chamou Israel e também nos chama para:
“Moisés os levou para fora do acampamento a fim de se encontrarem com Deus, e eles ficaram parados ao pé do monte. Todo o monte Sinai soltava fumaça, pois o SENHOR havia descido sobre ele no meio do fogo. A fumaça subia como se fosse a fumaça de uma fornalha, e todo o povo tremia muito. O som da trombeta foi ficando cada vez mais forte. Moisés falou, e Deus respondeu no barulho do trovão”.
Do mesmo modo, podemos dizer que a cada dia o som da trombeta vai ficando mais forte, e chegará ao ponto de “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. (1 Coríntios 15:52)
Concluindo, são inegáveis as semelhanças entre os eventos no Monte Sinai e o Novo Nascimento anunciado por Jesus: Ter um encontro com Deus; Contar com mediador entre Deus e os homens; Responder ao chamado divino e ficar na expectativa do soar da trombeta. Lá, ao pé do Monte Sinai nasceu a nação de Israel. Nós nascemos de novo aos pés da cruz de Cristo.
E quanto a você, já nasceu de novo?
Título: Monte Sinai e o Novo NascimentoAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 26/07/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!