MOISÉS SUBIU O MONTEÊxodo 24
“MOISÉS SUBIU O MONTE” parece-nos um bom título para este esboço de sermão em razão de que a prática de “subir o monte para orar” (especialmente à noite) tem-se disseminado em várias partes do mundo, porém, à medida em que esta prática aumenta, aumentam também os relatos de incidentes vergonhosos que precisam ser evitados.
PRÉVIA (alguns dos CUIDADOS prescritos pelo texto são...)
É Deus quem está no controle, portanto a decisão e os parâmetros para subir o monte são Dele. Confira: O povo só poderia ir até o pé da montanha. Os anciões podiam subir um pouco. Josué um pouco mais, e Moisés, somente ele, até a presença de Deus.
Também tenho visto muitos irmãos irem orar no monte devido a uma interpretação errada de Provérbios 8.17: “Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão”. Este versículo não é um chamado à oração na madrugada, mas, sim, ao estudo da Palavra.
Certamente devemos “orar sem cessar”, porém, devemos (e podemos) orar em qualquer lugar, inclusive no monte, é claro, mas isto deve ser feito em pleno acordo com a vontade de Deus, e não da nossa própria vontade ou curiosidade.
Outro ponto importante é destacar que o "monte" (lugar elevado) não é somente aquele pedaço de terra e pedras, o monte (lugar elevado com Deus) pode ser em qualquer lugar, inclusive no seu quarto.
Eles “viram o Deus de Israel”, não em sua plenitude (privilégio concedido somente a Moisés, Ex 33.19-23) e, mesmo sem saber, correram risco de morte: “Deus não matou esses líderes de Israel; eles viram a Deus e depois comeram e beberam juntos” (vs 11).
Enfim, o que desejo ressaltar aqui é devemos ter muito temor ao nos aproximarmos da presença de Deus.
Infelizmente, já ouvi relatos de atos absurdos praticados sob o manto da escuridão no monte, inclusive atos sexuais de traição conjugal e fornicação.
Lembrem-se, meus irmãos, Deus é amor, mas também é fogo consumidor: “A glória do SENHOR desceu sobre o monte, e para os israelitas a luz parecia um fogo que queimava lá no alto”. (vs 17)
No entanto, reconheço que muitos irmãos sobem ao monte para orar e adorar a Deus, mas, até mesmo a adoração é orientada por Ele. Ou seja, não é do nosso jeito.
Para ter um relacionamento real com Deus, é preciso entrar na aliança do sangue, não mais do sangue de touros, mas a aliança baseada no sangue de Jesus Cristo: "Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós". (Lc 22.20)
Moisés entrou na nuvem e ficou ali 40 dias e 40 noites (vs 18). Isto é uma prova incontestável de que Deus e Moisés mantinham um relacionamento real, dia e noite.
Subir o monte para orar deve ser a expressão de um relacionamento real com Deus, dia e noite.
Moisés subiu o monte para orar, seguindo as ordens e vontade de Deus. Subir o monte para orar não pode ser uma busca de experiências e sensações dramáticas. Não pode, também, ser feito de forma leviana ou, até mesmo, pecaminosa.
Devemos reconhecer que Deus está no controle e os cuidados que devemos ter são: OBEDIÊNCIA, TEMOR DE DEUS, ADORAÇÃO e RELACIONAMENTO REAL COM DEUS.
E quanto a você, como está a sua vida de oração, como está o seu relacionamento real com Deus?
Título: Moisés subiu o monteAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoData: 03/09/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!