- Burocracia (cartórios e certidões, agências controladoras, "agendas", "comitês" etc.)- Criação de uma quantidade sufocante de leis e suas sansões.- Pela força econômica, psicológica e física (judiciário, polícia).- Pelo medo.- Pela difamação, humilhação pública e desacreditação.- Pelo carisma (o nosso líder é o melhor de todos).
- Falsas promessas: Teologia da prosperidade, meritocracia como meio de "crescer" na Denominação, "garantias" de cura e milagres.
- Implantação e "validação" de hierarquias: Cooperador que é "elevado" a obreiro > missionário > evangelista > diácono > presbítero > ancião > pastor > bispo > apóstolo > o que mais vem aí ????). É um "esquema" que passa para os membros da igreja a falsa ideia de que um dia eles serão o número um da denominação.
Posso estar enganado, mas não vejo na Bíblia nenhum exemplo desta prática.
- Criação de uma quantidade sufocante de leis e suas sanções (veja lista abaixo).
- Pela força: "Por no banco", suspender, excluir.
- Pelo medo: "Deus vai pesar a mão", "não toque nos ungidos do Senhor", profetadas ameaçadoras, revelacionices horripilantes, inferno.
- Pela difamação, humilhação pública e desacreditação.: "Deus está fazendo uma limpa nessa igreja, depois vai mandar gente nova, melhor dos estes que estão saindo". (Esse é o discurso humilhante das igrejas que, por pura incompetência e inúmeros abusos, estão perdendo vários membros).
- Pelo carisma: "O nosso líder espiritual é o melhor de todos".
Veja a seguir a absurda coletânea das proibições religiosas evangélicas que já vi ou ouvi falar, que classifico como mecanismos de controle. É claro que nenhuma igreja faz todas estas proibições. É claro também que há igrejas que não fazem nada disso.
Às mulheres é proibido: Usar calça comprida, entrar na igreja ou orar sem véu, cortar o cabelo, alterar a sobrancelha, raspar o sovaco, depilar as pernas, usar jóias ou bijuterias, usar batom e outros cosméticos, ir no salão de beleza etc.
Para todos, é proibido: Jogar ou assistir futebol, usar shorts ou bermuda, fazer tatuagem, ver televisão, ir ao cinema ou teatro, acessar internet, entrar em bar, tomar refrigerante envasado em garrafa de cerveja, ir a bailes ou parques, ir à praia ou piscina pública, usar perfume ou desodorante, consumir bebida alcoólica, etc.
Há ainda outros mecanismos de controle, como vigiar quem tomou ou deixou de tomar a Ceia do Senhor ou quem deixou de contribuir financeiramente.
Isto significa que estas Denominações estão se colocando acima das Sagradas Escrituras.
ARTIMANHA SATÂNICA, semelhante à que enganou Adão e Eva usando as Escrituras:Quando estas Denominações são dura e publicamente questionadas, distorcem ou pegam qualquer texto bíblico fora de contexto e o transformam em pretexto para manter o seu domínio.
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. - 1 Pedro 5:1-4.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
- Pessoas cansadas, abandonando a igreja e, muitos, abandonando o Cristianismo. - Pessoas decepcionadas com Deus, pois foram chamadas para serem livres, mas se tornaram escravos. - Um enorme desprezo para com as Sagradas Escrituras, ao colocá-la abaixo das ordenanças humanas, abaixo das normas da Denominação. - Uma usurpação do ministério do Espírito Santo, pois, segundo João 14.26, é Ele o nosso ensinador, e não estes mecanismos de controle na igreja: “O Espírito Santo ... vos ensinará todas as coisas” (por meio das Sagradas Escrituras).
- O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento - Oséias 4:6
- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - João 8.32
- Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças? Colossenses 2:20
- Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5:1
Título: Mecanismos de controle na igrejaAutor: Pr Ronaldo FrancoData 14/02/2018
Veja também nossos Artigos
Conheça os mecanismos de controle na igreja, liberte-se dos mecanismos de controle na igreja.
Acima de tudo. Havendo discórdia. Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros, verdade. Assim como, perdão. Desespero, esperança. Tristeza, alegria. Trevas, luz. Acima de tudo. Havendo discórdia.
Em síntese. Onde houver erros. Acima de tudo. Antes de mais nada. Onde houver ódio. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, fé. Onde houver erros, verdade. Assim como, perdão. Desespero, esperança. Tristeza, alegria. Trevas, luz. Acima de tudo. Havendo discórdia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!