MARCAS DE QUALIDADE DAS IGREJAS QUE CRESCEM.
Por que umas igrejas crescem e outras não? Quais as causas? Seria possível levantar alguns pontos para elucidar essa questão?
Tenho sido influenciado pelos escritos de um autor alemão chamado Christian Schwarz, do Instituto para o Desenvolvimento Natural da Igreja. Ele tem feito pesquisas, por anos, ao redor do mundo, em mais de 1000 igrejas, em 32 países, nos 5 continentes, procurando descobrir as causas do crescimento das igrejas em todo o mundo. Após minucioso trabalho, chegou a oito marcas de qualidade das igrejas que crescem e que, se aplicadas à prática diária da igreja, se consolidarão certamente em sucesso.
Observe então estas marcas de qualidade:
1. Liderança capacitadora.
O líder da igreja vê seu ministério, acima de tudo, em capacitar outros cristãos para o serviço.
2. Ministérios orientados pelos dons.
Os cooperadores realizam os seus ministérios nas igrejas de acordo com seus dons ministeriais. Deste modo os cooperadores têm mais prazer e alegria na realização do serviço para Deus; o serviço que realizam é mais eficaz; isto corresponde ao plano de Deus.
3. Espiritualidade contagiante.
A vida espiritual dos membros da igreja é caracterizada pela consagração, por vida intensiva de oração e grande elã (emoção, calor, vivacidade), vivência da fé com dedicação, paixão, fogo e com entusiasmo. Não importa qual o estilo de espiritualidade da igreja (pentecostal, carismático ou conservador).
4. Estruturas funcionais.
Todas as estruturas e programas são concebidos visando à sua utilidade para edificação da igreja. O que não é útil é abolido ou modificado. O tradicionalismo, tão presente em nossas igrejas, tem influência negativa muito forte sobre o crescimento e também sobre a qualidade de uma igreja.
5. Culto inspirador.
Não importa qual a forma de culto, eles são vivenciados como uma "experiência inspiradora".
6. Grupos familiares ou células.
Há um sistema de grupos pequenos: grupos familiares ou células, nos quais cada cristão pode encontrar apoio e abrigo para o seu crescimento espiritual. É neste contexto que os cristãos com seus dons, aprendem naturalmente a servir os outros participantes do grupo. Os grupos podem planejar a multiplicação, devido à produção constante de novos líderes.
7. Evangelização orientada para as necessidades.
Na igreja o evangelho é pregado de uma forma que se relaciona com as perguntas e as necessidades das pessoas.
8. Relacionamentos marcados pelo amor fraternal.
Igrejas que crescem têm um quociente de amor mais elevado que aquelas que não crescem. A quantidade de amor em uma igreja pode ser medida ao avaliarmos atitudes reais de pessoas para com pessoas, e o tempo gasto entre os irmãos fora das atividades da igreja. Ex. Quantas pessoas e quantas vezes você tem convidado alguém para uma refeição ou um cafezinho em sua casa?
A conclusão é que: "Toda igreja que quiser crescer em qualidade e quantidade precisa ter todas essas oito marcas de qualidade".
Fonte: O Desenvolvimento Natural da Igreja e Aprendendo a Amar, de Christian Schwarz.
marcas de qualidade das igrejas que crescem, marcas de qualidade das igrejas que crescem, marcas de qualidade das igrejas que crescem
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!