MANÁ, O PÃO DO CÉUÊxodo 16
“MANÁ, O PÃO DO CÉU” é um título adequado para para este sermão, pois Êxodo 16 é o registro histórico da chegada do PÃO DO CÉU, um dos símbolos mais importantes da Pessoa e da Obra de Jesus Cristo.
Pano de Fundo Histórico: Como vimos nos esboços anteriores, após a libertação da escravidão, o povo de Deus começou sua caminhada no deserto e, é claro, as provisões que eles trouxeram do Egito duraram pouco tempo. No entanto, o Senhor Nosso Deus já tinha planejado toda a logística para que o Seu povo chegasse à terra prometida são e salvo, incluindo o PÃO DO CÉU, que veio para eles todos os dias desta jornada.
Há várias tentativas de “explicar” este milagre a partir de uma visão naturalista, dizendo, por exemplo, que este fenômeno ocorre às vezes naquela região.
No entanto, há pelo menos três argumentos que sustentam que foi, sim, um milagre:a) Eles já estavam no deserto a 45 dias e o Maná (Pão do Céu) ainda não tinham visto nada parecido. (Ex 16.15)b) A chegada do Maná foi profetizado um dia antes, assim como a “chuva” de codornizes. (Ex 16.4, 8 e 12)c) A partir daquele dia, o Maná caiu sobre eles por 40 anos, todos os dias (Ex 16.35), eliminando a ideia de “às vezes”.
Do mesmo modo, muitos críticos tentam desclassificar Jesus como sendo O Filho de Deus. Querem classificá-lo como um homem qualquer, extraordinário, sim, dizem eles, mas apenas um homem.Porém, analisando criteriosamente os seus ensinamentos, vida, morte e ressurreição, temos que concordar que são eventos superiores a qualquer coisa que seres humanos podem produzir. Jesus é exatamente quem ele diz ser: O Filho Unigênito, Um com o Pai, a Glória de Deus, o Encarnado, o Pão que veio do céu para nos salvar. Aleluia!
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:51
O Pão do Céu veio para os judeus, mas, conforme podemos ver no registro bíblico, quando o povo israelita saiu do Egito, “... subiu também com eles muita mistura de gente” (Ex 12:38). Milhares e milhares de beneficiários e testemunhas. E todos eles comeram o Maná, O Pão do Céu.
Além da questão da Universalidade, o Pão do Céu veio para todos os pecadores:
De igual modo, Jesus veio para todos os povos e para todos os pecadores, "dos quais eu sou o pior" (I Tm 1.15).
O povo reclamou da falta de carne e de outras comidas (Ex 16.3), e Deus lhes enviou uma nuvem de codornas e, no dia seguinte, o Pão do Céu. Olhando assim, deste jeito linear, parece que Deus cedeu às reclamações do povo, mas isso é uma conclusão precipitada.
Quando Deus os colocou no deserto, já havia planejado alimentá-los e saciar a sua sede todos os dias, até a chegada em Canaã. Mesmo que o povo não tivesse reclamado, Deus enviaria o sustento e a água para todos.
Deus não atende reclamações, Deus simplesmente planeja e executa os Seus planos. Reclamações não movem a mão de Deus em nosso favor. De igual modo, Jesus veio do céu para nos salvar não pela vontade da carne, mas pela vontade de Deus.
"[Ele] Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". (João 1:11-13)
Tudo que Deus planeja, fez e faz, visa se revelar a nós, salvar-nos (Ex 16.6, 10, 12, 32, 33).
O Pão do Céu veio para todos as nações, tribos, povos e línguas, para os tipos de gente, para todos os pecadores. Este milagre é um vislumbre do ABRANGENTE PLANO DE SALVAÇÃO DIVINO para a raça humana, perdida em seus delitos e pecados. Louvemos a Deus pelo Maná, O Pão do Céu.
E quanto a você, já se reconciliou com Deus? Já comeu o Maná de Deus?
Título: Maná, o Pão do CéuAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 05/07/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!