LIÇÕES DAS PRAGAS DO EGITOÊxodo 7 a Êxodo 12
Deus único - Dt 6.4 |
“LIÇÕES DAS PRAGAS DO EGITO” foi o título escolhido para este sermão para buscarmos entender os propósitos divinos ao aplicar estes castigos tão duros.
Pano de Fundo Histórico: Depois de tanto tempo de escravidão, o povo israelita não sabia mais o que era liberdade. Além da importância da liberdade, haviam outras LIÇÕES que hebreus e egípcios precisavam aprender.
Deus ama toda a humanidade e deseja salvar cada pessoa, povo, nação e raça. Deus é amor e nele não há ódio algum. Somente a partir desta compreensão da natureza divina é que podemos aprender as lições divinas contidas nesta história.
Quanto ao povo hebreu: Deus sabe que muitas pessoas preferem o (des)conforto da escravidão a lutar por sua liberdade. Por isso o processo de libertação quase sempre precisa ser tão dramático, para que as pessoas desejem e valorizem a liberdade. As pragas do Egito, além de “convencer” o Faraó a liberar os israelitas, também tinham esta função, a de ensinar para as pessoas o quanto é difícil libertar alguém.
Quanto ao povo egípcio: Deus sabia que o Faraó não liberaria facilmente o Seu povo, por isso lhes enviou as pragas, para que, ao final deste processo, pudesse garantir que “os egípcios ficarão sabendo que eu sou o SENHOR” (Êxodo 7:1-5). Grande bênção é conhecer o SENHOR, seja pelo amor, seja pela dor.
PONTO-CRUZ (use este PC aqui) – O que é isso?Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós (I João 3.16). |
Depois de séculos de convivência, impressionados com o poder e a riqueza do Egito, certamente muitos israelitas tinham assimilado as suas crendices e práticas religiosas. Por isso era necessário mostrar para os dois povos que as divindades egípcias eram falsos deuses.
Deus permite (ou envia) sofrimentos em nossas vidas para nos mostrar que nossas crendices não podem nos ajudar em nada. Somente Ele é Deus poderoso e verdadeiro. As crendices nos afastam do amor de Deus.
Deus usou um hebreu (José) para salvar o Egito no tempo das vacas magras, mas, também, usou o Egito para salvar o Seu povo da fome. Era uma relação de respeito e reciprocidade, porém, depois de um tempo, prevalecendo-se da sua posição, os egípcios escravizaram os hebreus. Agora eles precisavam pagar a sua dívida para com eles.
“O SENHOR Deus disse a Moisés: - Vou mandar só mais um castigo sobre o rei do Egito e sobre o seu povo. Depois disso ele os deixará ir. Na verdade ele expulsará todos vocês. Porém agora diga aos israelitas, homens e mulheres, que peçam aos seus vizinhos e vizinhas jóias de prata e de ouro. E o SENHOR fez com que os egípcios respeitassem os israelitas. De fato, os funcionários do rei e todo o povo consideravam Moisés um grande homem (Êxodo 11:1-3). Os israelitas fizeram como Moisés havia ordenado e pediram aos egípcios jóias de prata e de ouro e roupas. O SENHOR Deus fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios (Êxodo 12:35-36).
Muitos cristãos brasileiros ficam incomodados, quando é dito que temos uma dívida para com os povos que o Brasil escravizou. Acredito que a lição de Deus, descrita acima, valida este conceito.
A primeira grande conclusão é que Deus ama a todos, hebreus e egípcios, crentes e incrédulos. A partir da compreensão do amor de Deus, podemos listar três grandes lições das pragas do Egito. Deus queria...
E quanto a você, quais lições tem tirado do sofrimento?
Título: Lições das pragas do EgitoAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 22/05/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos Artigos
Antes de mais nada, paz. Acima de tudo, amor. Enquanto houver desespero, fé. Portanto, o amor. Por isso, paz. Por isso, amemos. Eventualmente, afastar. Desde já, aproximar. Bem como, esperança. Contudo, confiança. Em outras palavras, empatia.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!