LEVÍTICO 1 - Os Holocaustos: Consagração, Santificação, Graça
"Levítico 1 - Os Holocaustos: Consagração, Santificação, Graça" é o PRIMEIRO estudo desta série que visa (re)aproximar o povo de Deus deste livro bíblico que tem sido (lamentavelmente) ignorado por muitos cristãos e líderes religiosos. Contudo, ele é tão inspirado quanto Gênesis e Êxodo, tão atual como Mateus e Apocalipse, pois a Palavra de Deus nunca caduca, perde a validade ou desvaloriza.
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." - 2 Timóteo 3:16,17
“Em toda a Bíblia, não há outro livro como Levítico, com tantas palavras proferidas pelo próprio Deus”. (Andrew Bonar)
Levítico Capítulo 1 trata das ofertas queimadas: De todas as ofertas, a oferta queimada era a mais antiga. Havia sido de uso geral entre o povo de Deus muito antes de Moisés estabelecer leis para regulamentá-la. Todo o seu ritual nos traz lições importantes.
"Não podemos adorar a Deus de qualquer maneira. Ele é Soberano, Majestoso, e nos prescreve como deve ser adorado." (Sidney Balut, do seu comentário abaixo).
"Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor." - Levítico 1:9
Este tipo de sacrifício foi chamado de holocausto, porque toda a carne era queimada sobre o altar. Nada podia ser comido.
Ação de graças, devoção e expiação foram, de alguma forma, simbolizados nesse sacrifício, mas, de longe, a característica mais marcante era a da dedicação total ou consagração. A queima de todo o animal no altar simbolizava a completa devoção e dedicação dos que ofereciam (cf. Romanos 12:1).
"Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor." - Levítico 1:9
Antes da queima, no entanto, um ritual de sangue lembrava aos oferentes que, sem expiação, eles não poderiam ter relação com Deus.
Então eles tiveram que lidar primeiro com o pecado (Levítico 1:1-5). A lavagem dos órgãos internos do animal antes da queima pode ter sugerido a necessidade de limpeza interna antes de se oferecer a Deus. O sacrifício subiu a Deus como algo especialmente agradável para ele (Levítico 1:6-9).
"Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito." - Levítico 1:3"E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito." - Levítico 1:10"E se a sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos." - Levítico 1:14
A lei não especificou um tipo único de animal para a oferta queimada. A escolha do animal dependia amplamente das circunstâncias familiares e da capacidade financeira dos ofertantes.
Embora os regulamentos iniciais fossem para animais mais caros, como gado, regulamentos semelhantes foram estabelecidos para animais menos caros, como ovelhas e cabras (Levítico 1:10-13 ). Havia até regulamentos para as aves, que eram os únicos animais que algumas pessoas pobres podiam pagar (Levítico 1:14-17) ou caçar para oferecer a Deus.
E mesmo que alguém não conseguisse nem mesmo caçar um passarinho, sabemos que o nosso Deus iria prover, assim como proveu Cristo, o Cordeiro de Deus, como sacrifício para a salvação de todos que queiram ser salvos.
Enfim, todos que quisessem podiam participar.
Algumas das LIÇÕES espirituais que podemos tirar deste capítulo são:
Título: Levítico 1 - Os Holocaustos: Consagração, Santificação, GraçaAutoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.Adaptação: Pr Ronaldo FrancoData: 12/06/2022
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Antes de mais nada, Senhor.Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor.
Por outro lado, onde houver discórdia, que eu leve a união.Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé.Onde houver erros, que eu leve a verdade.
Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Contudo, se houver desespero, que eu leve a esperança.Igualmente, se houver tristeza, que eu leve a alegria.
Em contrapartida, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.Desde que eu siga a Sua voz.Depois que eu for, voltarei colhendo os frutos.Portanto, Senhor, usa-me.Contudo, se houver desespero, que eu leve a esperança.Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.Igualmente, Senhor, usa-me.Em síntese, fazei de mim um instrumento de vossa paz.Desde que eu siga sendo usado por Ti.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!