JESUS CHOROUJoão 11.35
"JESUS CHOROU" é o título desta intrigante mensagem. Dizemos que é intrigante, pois, se Jesus tem todo o poder nos céus e na terra, por que chorar?
Se Ele já sabia que logo iria ressuscitar Lázaro, por que chorou?
Quais são os POR QUÊS deste choro?
Quando o mal-humorado e resistente profeta Jonas (que não tinha compaixão alguma pelos pecadores de Nínive) lamentou a morte de uma planta, o SENHOR aproveitou a ocasião para revelar-lhe sua compaixão e lhe perguntou:
“Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer; que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive?” – Jonas 4.10-11.
Apesar disso, apesar dos nossos pecados e fraquezas, Deus sempre nos trata com compaixão (com + paixão).
Isso não nos dá "licença para errar", mas, certamente nos dá força para nos achegarmos à Sua presença com confiança.
“O Senhor é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso” – Salmo 103:08.
Este salmo aproxima de forma maravilhosa estas quatro características de Jesus: Bondade + Misericórdia + Paciência + Amor.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22,23
Deus sente a dor da humanidade. Mesmo sabendo que logo iria ressuscitar Lázaro, ele chorou pelo sofrimento das irmãs e amigos de Lázaro.
“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” – Isaias 53:46.
Deus criou todas as coisas, criou o mundo e a humanidade, e, apesar da nossa rebeldia, Ele continua sendo empático conosco.
Jesus se importa com a nossa dor.
Assim como a morte física causa tanta dor em nós, devido a separação de pessoas queridas e amadas, a morte espiritual causa muita dor em Deus, pois faz que o pecador esteja separado de dele.
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” – Romanos 6.23.
“Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” – Isaías 52:09.
Este choro (antes de fazer o impressionante milagre da ressurreição de Lázaro) nos mostra a verdade bíblica que Jesus é, de fato, 100% Deus e 100% homem. É a encarnação divina. Ele é a Palavra que "se carne e viveu entre nós” – João 1:14.
O choro genuíno, verdadeiro, é uma das formas humanas mais eficientes de expressar nosso pesar.
Jesus chorou porque tem compaixão das pessoas, é misericordioso, tem empatia com a dor da humanidade, sofre com a separação (morte) que o pecado provoca, e sabe que o choro é a forma mais humana para expressar sentimentos de tristeza e pesar.
- E quanto a você, ainda consegue chorar com os que choram ou seu choro "secou"?
Título: Jesus chorouAutor: Pr Luis Fernando MatosoData: 05/05/2015
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!