FAMÍLIA DISFUNCIONALGênesis 27
Esta mensagem reforça uma verdade que atravessa toda a Bíblia: “tudo o que o homem semear, isso também colherá” (Gl 6.7). Desde o nascimento dos gêmeos, essa família foi se dividindo — tornando-se uma família disfuncional — e grande parte dessa ruptura começou quando Isaque preferiu Esaú, e Rebeca preferiu Jacó.
RESUMO: Vamos dar uma boa olhada nos FRUTOS que eles colheram?1. Rebelião contra Deus (vs 1-4).2. Pragmatismo imoral (vs 5-29).3. Ruptura total da família (vs 30-46).
Antes mesmo de os meninos nascerem, Deus já havia revelado: “o maior servirá ao menor” (Gn 25.23). Isaque sabia disso — mas mesmo assim tentou forçar sua própria vontade.
Isaque e Esaú então se unem secretamente para burlar o plano de Deus. É impressionante: tentam enganar o Deus que tudo vê, tudo sabe, tudo sonda (Sl 139).
Jacó não era perfeito — mas havia nele compromisso com a Promessa (Gn 26). Esaú não demonstrava interesse algum pela vontade divina.
Conexão com Cristo: Assim como aquela família tentou resistir ao plano de Deus, muitos resistem ao plano glorioso do Pai: entregar tudo ao Seu Filho Jesus (Mt 17.5). Mas Cristo não foi como Esaú nem como Isaque — Ele obedeceu perfeitamente, mesmo quando isso significou a cruz (Fp 2.8).
Aplicação Prática: Pergunte a si mesmo: Em quais áreas da minha vida eu estou tentando “dar um jeitinho” para impor minha vontade, mesmo sabendo o que Deus já deixou claro? Renda-se hoje. A rebelião sempre destrói; a submissão sempre cura.
Rebeca e Jacó, ao tentarem “corrigir” o erro de Isaque, recorreram ao pior caminho possível: espionaram, conspiraram, mentiram, usaram o nome de Deus e feriram profundamente sua casa. É o pragmatismo imoral: “o fim justifica os meios.”
Porém, como Jó declarou: “Nenhum dos Teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2). Se Deus havia determinado que a bênção seria de Jacó, Ele mesmo cuidaria disso. Eles não precisavam sujar as mãos.
A Bíblia é clara: usar mecanismos da carne ou do diabo para fazer a obra de Deus é pecado (Rm 14.23). Quando a igreja adota pragmatismo imoral, ela perde a credibilidade, fere pessoas e obscurece o Evangelho. Fecha a porta da salvação para milhões de pessoas.
Jesus não precisou de engano, manipulação ou violência para cumprir o plano de salvação. Seu sacrifício foi perfeito, santo, sem pecado (1Pe 2.21–24). Na cruz, Ele provou que a obra de Deus é feita com santidade, não com artimanhas humanas.
Examine seus métodos: Estou fazendo a coisa certa da maneira errada? Decida hoje honrar a Deus não apenas no que faz, mas em como faz. Pureza de meios revela maturidade espiritual.
A colheita chega — e é amarga:– Jacó foge para não morrer nas mãos do irmão.– Rebeca pensa que a ausência de Jacó será “por uns dias”, porém, nunca mais vê seu filho predileto.– O relacionamento com Esaú certamente piora.– O casamento de Isaque e Rebeca, que começou tão belo e abençoado por Deus (Gn 24), se desgasta profundamente.– Os conflitos com as noras se agravam (v. 46).– O lar vira um campo de guerra emocional.
E, ironicamente, Esaú retém os bens materiais — mas isso não importa, porque a promessa de Deus a Jacó era espiritual: descendência, terra e, principalmente, a honra de fazer parte da linhagem de Jesus, o Salvador.
Quando olhamos para essa família quebrada, lembramos que Cristo veio justamente para reconciliar todas as coisas (Cl 1.20). Ele é o único capaz de transformar lares partidos e restaurar corações feridos.
Não somente a predileção por filhos causa confusão, mas, também, uso e abuso de drogas, violência física e verbal, pobreza, vícios em jogos de azar, traições, extremismos etc.
Olhe para sua casa: há feridas antigas que você continua ignorando? Relações rompidas que você evita? Jesus cura aquilo que decidimos trazer à luz. O tempo não cura — Cristo cura.
Todos nessa família disfuncional plantaram erros e colheram sofrimento. A pergunta agora é: — E a sua família, como está?
Se há conflitos escondidos, feridas antigas, pecados varridos para debaixo do tapete, não espere mais. Traga tudo diante de Deus. Peça cura. Busque reconciliação.
O Deus que restaurou Jacó é o mesmo que pode restaurar você e sua casa hoje.
.
Título: Família DisfuncionalAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 22/10/2020
Veja também nossos Artigos
Deixe seu comentário logo abaixo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!