Deus é Luz - I Jo 1:5 |
Introdução: "Ensaio sobre a Cegueira" é o nome do angustiante livro do escritor português José Saramago, que narra a história de uma epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade. Porém, muitos séculos antes, a Bíblia já fazia um relato impressionante de vários CASOS DE CEGUEIRA simultâneos que causaram colapso na vida das pessoas e abalaram as estruturas sociais de duas cidades, Sodoma e Gomorra.
Ló havia se estabelecido naquela cidade há um bom tempo e, por dedução, pode-se dizer que ele participava ativamente da vida social de Sodoma, porém, nunca enxergou que sempre seria considerado um intruso. Dele, os nativos daquela cidade disseram: "Somente ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo?".
Abram os olhos, meus irmãos, pois não importam as nossas posses, os nossos negócios ou os nossos contatos, nós sempre seremos estrangeiros neste mundo.
Devido à intenção coletiva de profanar o sagrado, os "homens de Deus" (anjos?) puniram os homens daquela cidade com uma cegueira tão grande que, conforme diz o texto bíblico, eles "se cansaram à procura da porta".
“Disse Jesus: Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem” (João 10.9), mas o mundo não encontra a porta da salvação por causa da cegueira do pecado (II Co 4.4). Somente a pregação do Evangelho poderá salvá-los (Is 42.18). O Evangelho é a Luz do farol que guia os perdidos neste "mar".
Por orientação dos "homens" de Deus, Ló alertou seus parentes sobre a iminente destruição da cidade, porém eles acharam que "ele gracejava com eles", não o levaram e sério e acabaram destruídos pelo fogo do céu.
A mesma coisa acontece hoje em dia, os crentes têm avisado que o juízo final está chegado, que o fim está próximo (ver link), mas o mundo graceja da Palavra de Deus e dos pregadores enviados por Ele.
Os "homens" de Deus ordenaram que Ló e sua família não olhassem para trás, mas "a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal". Não sabemos por que ela desobedeceu, mas podemos conjecturar que, talvez, ela estava presa à cidade por causa das suas posses, parentes e amigos.
Muitos que começam a caminhada cristã fazem o mesmo, olham para trás e, ao invés de se tornarem o sal da terra (no sentido de Mt 5.13) acabam virando estátua de sal (petrificados, perdidos).
As filhas de Ló, acreditando que não iriam mais arrumar marido (agora estavam pobres e morando numa caverna), tomaram a imoral decisão de embebedar o próprio pai e transar com ele para engravidar. Deste ato imoral vieram dois povos, os moabitas e os amonitas, que se tornaram inimigos permanentes de Israel.
Esta família sem Deus despencou para o mais profundo abismo moral. Como diz a Bíblia, "um abismo chama outro abismo" (Salmo 42.7).
Seja por status social, por intenções pecaminosas, por não levar à sério as advertências divinas, por desobediência ou por decadência moral, entre outros, há uma enorme e profunda cegueira espiritual neste mundo.
PONTO-CRUZ (use este PC aqui) – O que é isso? O "deus" deste mundo (satanás) cegou o entendimento dos povos (2 Co 4:4), mas Jesus morreu por nós para nos resgatar desta maldição, e ressuscitou para nos dar vida, luz. Aleluia! (Gl 3:13) |
Somente Jesus pode nos salvar, pois ele é a luz do mundo (João 8:12).
Título: Ensaio sobre a cegueiraAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do Pastor (www.sitedopastor.com.br)Data: 12/07/2020
Deixe seus comentários logo abaixo.
Veja também nossos Artigos
Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor.Discórdia, que eu leve a união.Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé.Onde houver erros, que eu leve a verdade.
Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Desespero, que eu leve a esperança.Tristeza, que eu leve a alegria.Trevas, que eu leve a luz.
Ainda mais, ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,que ser consolado.Antes de tudo, compreender, que ser compreendido.Do mesmo modo, amar, que ser amado.Pois é dando que se recebe.Bem como, é perdoando, que se é perdoado.
Antes de tudo, ser compreendido.Do mesmo modo, ser amado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!