DOAR, FAZER, ENSINARÊxodo 35
“DOAR FAZER ENSINAR” é um bom título para este sermão, pois nos leva à apreciação de alguns preciosos ensinamentos contidos neste capítulo bíblico, infelizmente, muito pouco divulgados.
Pano de Fundo Histórico: Antes de seguirem viagem à Terra Prometida, chegou a hora de construir o Tabernáculo, símbolo da tão desejada presença de Deus no meio do povo israelita.
“Moisés disse a todo o povo de Israel: —É isto o que o SENHOR ordenou: façam uma oferta ao SENHOR.”
Cada um deve contribuir segundo as suas posses, porém, deve fazer o seu melhor para a obra de Deus, ser abundante e generoso.
Da mesma forma, este ensino é confirmado no Novo Testamento. Observe as palavras grifadas por nós no texto de 2 Coríntios 9:6-13:
“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos.”
Quem ama contribui, presenteia, faz o seu melhor.
2) FAZER (vs 10 a 19)
Além de DOAR, todos os que tinham habilidades deveriam vir e FAZER tudo o que o SENHOR mandou.
Infelizmente, muitas pessoas acreditam que basta dar boas ofertas na igreja que a sua parte já está feita, no entanto, se esquecem que um templo cheio de ouro e prata não fará nada sozinho. É preciso que pessoas habilidosas usem estes recursos para que a obra prossiga.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15:58)
“Moisés disse ao povo de Israel: —O SENHOR Deus escolheu Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá.
Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.
Tudo que é feito na obra de Deus deve ser feito por pessoas cheias do Espírito Santo, pois é Ele quem dá inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho.
NOTA: Muitos acreditam que o dom dispensa o ensino, acreditam, por exemplo, que se uma pessoa tem o dom de pregar, não precisa estudar sobre pregação, mas isso é um erro terrível. Em toda a Escritura, DOM e ENSINO se complementam, andam juntos.
Enfim, quem pode doar, o faça com alegria. Quem doar, proponha-se também a fazer a obra. Quem não sabe fazer a obra de Deus, aprenda com quem tem o dom de ensinar.
Então, é muito simples, né?
E quanto a você, está totalmente envolvido com a obra de Deus (doar/fazer/ensinar)?
.
Título: Doar, Fazer, EnsinarAutor: Pr Ronaldo FrancoData: 01/11/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!