COMO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS (O Tabernáculo)
Êxodo 25.8-9, 40
“COMO REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS” é um bom título para este esboço de sermão, pois nos ajuda e entender e a aplicar o significado dos detalhes do Tabernáculo.
Pano de Fundo Histórico: Deus manda construir um Tabernáculo ambulante, que viajaria junto com o Seu povo até à terra prometida. Por que? Para refletir a glória de Deus durante a jornada.
O Apóstolo João nos diz que Jesus é a glória de Deus (João 1.14). A cada aspecto do Tabernáculo pode ser atribuído um significado relacionado à Cristo e à Sua obra. Estes ASPECTOS podem e devem ser refletidos todos os dias da nossa vida.
1.1 - O ALTAR DO HOLOCAUSTO
O Altar do Holocausto ficava do lado de fora do Tabernáculo, onde eram feitos os sacrifícios.
Ele aponta para Gólgota (também do lado de fora), para a morte sacrificial de Cristo. Ele morreu por mim e eu estou crucificado com Ele. “Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim” (Gl 2.19b-20a).
1.2 - A BACIA DE BRONZE
Os sacerdotes se espelhavam e se lavavam nesta bacia de bronze.
Isso aponta para a lavagem de água pela Palavra: "Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1 Co 6.11). “Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”(Ef 5.26).
2.1 - A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO
Nesta mesa, os pães tinham de estar sempre frescos.
Isto aponta para a vida do crente, em contínua santificação e renovação: “...sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação”(2 Co1.7b). “...e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com Ele na sua morte” (Fp 3.10b). “Alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos alegreis exultando” (1 Pe 4.13).
2.2 - O CANDELABRO DE SETE BRAÇOS
Os sacerdotes tinham sempre de acrescentar azeite, pois a luz do candelabro não podia se apagar.
Isso aponta para Cristo, a luz do mundo, que nunca se apaga. Jesus é a luz do mundo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”(Jo 8.12).
2.3 - O ALTAR DE OURO DO INCENSO
O incenso queimado em aroma agradável a Deus aponta para a intercessão contínua de Jesus a nosso favor, pois Ele é nosso Sumo Sacerdote.
“Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1). “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito...” (Ef 6.18a). “Orai sem cessar”(1 Ts 5.17).
3.1 - O PROPICIATÓRIO COM O SANGUE ESPARGIDO
Chamado também de o trono da graça. Aponta para o sangue o Senhor Jesus, que nos reconciliou com Deus. A presença do Cordeiro de Deus.
“Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”(Mt 28.20b).
3.2 - A ARCA DA ALIANÇA
Aponta para a presença de Deus na nuvem de glória que repousa sobre ela.
Aponta para a presença de Cristo, hoje, em nós, a glória de Deus.
Todos os aspectos do tabernáculo apontam para Cristo e para a Sua obra em nosso favor. Cada aspecto tem um significado especial para os cristãos.
Se entendermos e aplicarmos estes significados em nossas vidas, estaremos refletindo a glória de Deus, em Cristo Jesus:
E quanto a você, tem refletido a glória de Deus?
Título: Como refletir a glória de DeusAutor: Pregador Sidney BalutData: 19/09/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor. Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Antes de mais nada, instrumento de vossa paz. Acima de tudo, o amor. Antes de mais nada. Enfim, paz.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!