COMO NASCE A IDOLATRIAÊxodo 32.1-24
“COMO NASCE A IDOLATRIA” foi o título escolhido para este sermão para nos ajudar a entender como e por que a idolatria surge, quais são suas causas.
Pano de Fundo Histórico: O povo havia saído do Egito e estava em marcha rumo à Terra Santa, mas pararam junto ao Monte Sinai, para aguardar notícias de Moisés, que havia subido o monte para orar. Apesar de já conhecerem a Lei de Deus, resolveram fazer para si um bezerro de ouro para o adorar, quebrando absurdamente o primeiro Mandamento. — Quais foram as CAUSAS para esta atitude transgressora e ofensiva a Deus? Como nasce a idolatria? Como surge a idolatria?
“O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram: —Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente.” (vs 1).
A viagem estava parada a vários dias aos pés do Monte Sinai. Havia um sentimento de vazio no ar: um vazio da presença de Moisés e de Deus, um vazio de esperança, propósitos, desafios e direção. Era uma situação passageira, mas o povo ficou impaciente e exigiu que Arão fizesse “deuses” para eles.
Em geral, não se fabrica mais bezerros de ouro, mas as pessoas continuam fazendo de certas coisas e de certos “homens de Deus” (e até de artistas) seus ídolos e guias, que os levam em direção oposta à vontade de Deus e Sua Palavra. Sim, sem dúvida, a impaciência é uma das causas da idolatria.Por outro lado, a Bíblia diz que a paciência é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).
“Então o SENHOR Deus disse a Moisés: — Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou. Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito. Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso.” (vs 7-9)
A palavra teimoso, usada no versículo 9, é algo muito maior que uma simples teimosa. É uma palavra usada para dizer que eles eram obstinados, errantes, perversos, incrédulos, rebeldes, desobedientes, transviados, extraviados, perdidos, duros de coração.
É o mesmo sentido usado em quase toda a Escritura, a exemplo do profeta Isaías, no Cap. 46.12, e de Jesus, quando repreendeu alguns com esta pergunta: “Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!” (Lc 24.25). Sim, sem dúvida, a dureza de coração é uma das causas da idolatria.
Por outro lado, a Bíblia diz que Deus não despreza um coração quebrantado e contrito. (Sl 51.17)
Arão não tinha experiência como Sacerdote, nem tinha a mesma intimidade com Deus que o seu irmão, Moisés. Ele só tinha o cargo. Quando o povo pediu, ele ficou amedrontado, e, imediatamente, começou a fabricar o bezerro de ouro para eles, e um altar de idolatria.
E para piorar, ainda fez sincretismo religioso, ao associar o nome do SENHOR à adoração ao bezerro de ouro. Os egípcios adoravam dois "deuses" semelhantes: Hapi (touro) e Hathor (bezerro).
“Arão lhes disse: —Tirem os brincos de ouro que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas estão usando e tragam para mim. Então os israelitas tiraram das orelhas os brincos de ouro e os trouxeram a Arão. Ele pegou os brincos, derreteu-os, derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro. Então disseram: —Povo de Israel, estes são os nossos deuses, que nos tiraram do Egito! Arão construiu um altar diante do bezerro de ouro e anunciou ao povo: —Amanhã haverá uma festa em honra de Deus, o SENHOR.” (vs 2 a 5)
Sacerdotes acovardados, sem intimidade com Deus e sem um sólido conhecimento da Palavra, também é causa de idolatria, por isso a Bíblia ordena: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Tm 2.15)
Impaciência, dureza de coração e um sacerdócio acovardado, sem intimidade com Deus e sem um sólido conhecimento da Palavra, são as causas da idolatria percebidas neste texto.
E quanto a você, realmente acredita que está livre deste pecado? Faça um exame da sua caminhada religiosa e veja em quais situações você já foi impaciente, duro de coração e seguiu e, quem sabe, até mesmo apoiou e defendeu decisões desastrosas de líderes despreparados.
O Senhor nosso Deus deseja um relacionamento pessoal com você. Ao morrer por nós, Cristo nos deu livre e direto acesso ao trono da graça.
Aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hb 4.16)
Título: Como nasce a idolatriaAutor: Pr Ronaldo FrancoData: 22/09/2021
Deixe seu comentário logo abaixo.
Veja também nossos demais esboços: Esboços
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!