Nosso Deus é zeloso - Ex 20.1-6 |
CADA UMA QUERIA O QUE A OUTRA TINHA é um título que resume de forma eficaz a rivalidade entre as irmãs Raquel e Lia, esposas de Jacó. Além da bigamia, imposta pelo próprio pai delas, este conflito evidencia outros ERROS GRAVES na história desta família. Deus zela pelos Seus filhos, por isso, o que a Bíblia está nos mostrando neste texto é para nos conscientizar de certas atitudes difíceis de se perceber sozinho.
Naquela época, a maioria das mulheres queriam duas coisas desesperadamente: Ser amada pelo marido e lhe "dar" muitos filhos, especialmente meninos. Raquel era amada pelo marido, mas era estéril. Lia era fértil, mas não era amada por Jacó. Uma invejava a outra. Cada uma queria o que a outra tinha.
A inveja é um sentimento doentio. "O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos". (Provérbios 14:30)
Este sentimento ruim está na raiz de muitos conflitos familiares, sociais e até mesmo na igreja. Somente o amor genuíno é capaz de acabar com isso (I Co 13.4).
PONTO-CRUZ (use este PC aqui) – O que é isso?Ninguém pode nos dar um amor maior que o amor de Jesus, que deu a sua vida por nós. Este amor nos completa e satisfaz. (João 15.13) |
As duas irmãs colocaram em quase todos os seus filhos (e nos filhos que as suas servas tiveram com Jacó) nomes que revelavam os seus conflitos internos, numa clara demonstração de que as suas motivações para serem mães não eram as mais adequadas:
LIA
RAQUEL
A Bíblia diz que FILHO É FLECHA nas mãos do arqueiro. A flecha vai mais longe que o arqueiro, é claro, mas ela não é uma extensão do corpo do arqueiro, assim como nossos filhos também não são uma extensão de nós. Podemos e devemos orientá-los firmemente a cumprir a sua missão de vida com ética e responsabilidade, mas não podemos obrigá-los a viver a nossa vida, não podemos sufocar as suas individualidades, não podemos matar os seus sonhos, não podemos forçá-los a ser aquilo que eles não querem.
Na igreja isso também acontece, de pessoas fazendo a obra de Deus por motivos errados. Muitos pensam que estão servindo a Deus, mas estão servindo a si mesmos, aos seus próprios sonhos, projetos pessoais e interesses. Cuidado, irmãos! Este é um dos motivos pelos quais o fardo fica pesado. O fardo de Jesus é leve, se o fardo não está leve, não é de Jesus.
Em Psicologia, Projeção é o termo técnico usado para descrever um mecanismo de defesa psíquica (quase sempre inconsciente) que protege o nosso emocional daquilo que é nosso, mas é insuportável para nós. Uma vez ativada, a pessoa que está projetando passa a "ver" nas outras pessoas os defeitos que são dela mesma. Veja o caso de Lia, que roubou o marido de Raquel.
Podemos aliviar a sua culpa dizendo que o seu pai forçou a situação, mas ela se deitou com o seu cunhado (por quem provavelmente já estava apaixonada) e fingiu ser a sua irmã até o dia amanhecer e a verdade vir à tona. Porém, ela projeta a sua vergonha em Raquel e diz que foi a sua irmã quem pegou o seu marido (Gn 30.15).
Preguiça, negatividade, fofoca, indisciplina, maledicência, encrenca, malícia, mundanismo, "falta de amor na igreja", "tal pessoa tem inveja de mim" etc etc etc. Quem faz projeção vê tudo isso nos outros, menos em si. E quando algum irmão peca, é o primeiro a jogar pedras, sem amor nem piedade, pois as falhas dos outros encobrem as suas próprias falhas.
Como uma família pode ser feliz se estas "coisas" estão acontecendo? Ou, como uma igreja pode crescer saudável se estes problemas estão "pipocando" a toda hora?
É muito difícil uma pessoa admitir que tem inveja, perceber sozinha que suas motivações são erradas ou, sozinha, trazer à consciência as suas projeções.
É preciso buscar ajuda, aconselhamento, cura. E quanto a você?
Título: Cada uma queria o que a outra tinhaAutor: Pr Ronaldo Alves FrancoSite do PastorData: 12/11/2020
Veja também nossos Artigos
Deixe seu comentário logo abaixo.
Antes de mais nada, Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Acima de tudo, onde houver ódio, que eu leve o amor. Discórdia, que eu leve a união. Em síntese, onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erros, que eu leve a verdade. Assim como, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Desespero, que eu leve a esperança. Tristeza, que eu leve a alegria. Trevas, que eu leve a luz.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!