Pular para o conteúdo
ÀS VEZES A SOLUÇÃO É COMEÇAR TUDO DE NOVO
Gênesis 6.1-22

Às vezes a solução é começar tudo de novo, especialmente quando a situação pega um rumo ruim, sem chance de volta, sem possibilidade de conserto. Alguns dos ELEMENTOS essenciais para uma grande mudança como esta podem ser deduzidos da história do dilúvio:

  • O Desgosto de Deus.
  • O olhar gracioso de Deus para com os justos.
  • A orientação de Deus.
a) O DESGOSTO DE DEUS (6.1-7).
     Nesta época, Deus não via nada além de perversidade humana de todo o tipo, em todo lugar, a toda hora.
     Não é muito diferente de hoje em dia. Na verdade, a pecaminosidade atual tem-se multiplicado absurdamente.
     Práticas abomináveis aos olhos de Deus, que antes eram feitas às escondidas, hoje são publicadas nas redes sociais, não poupando nem as crianças. 
     Enquanto não sentirmos o quanto os nossos pecados causam desgosto ao nosso Deus não haverá chance de mudanças.
     Esta é a hora de lamentarmos os nossos pecados e pedirmos que Deus mande um “dilúvio” sobre as nossas vidas, acabando com o que está posto e dando-nos a chance de recomeçar do jeito certo.
    “O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.” (Sl 11:5)

     “Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”. Tiago 4:9,10


b) O OLHAR GRACIOSO DE DEUS PARA COM OS JUSTOS (6.8-10).

    Noé, por causa do seu viver reto, encontra graça diante de Deus.
    Noé também era um pecador, mas, procurava viver de forma correta. Isso pode parecer pouco, mas, numa época em que as pessoas faziam questão de viver na sujeira do pecado, as atitudes de Noé são dignas de serem valorizadas.
     Ninguém pode negar a influência social sobre seus valores, conceitos e atitudes. No entanto, a pessoa que deseja viver de forma agradável ao SENHOR busca direção Nele e não na sociedade.
     O homem não é bom e a sociedade dos homens também não é.
     Salvai-vos desta geração perdida.

    “E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa”. Atos 2:40

    “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8


c) A ORIENTAÇÃO DE DEUS (6.11-22).

    Deus avisa que destruirá o que tem que ser destruído, para construir algo novo em seu lugar, mas Noé e sua família, pela graça de Deus, não serão destruídos, ao contrário, eles são convidados a participar ativamente desta mudança, construindo a Arca.
    “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito. A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão”. Isaías 43:18-21

    Deus renova – Is 40.31-32

PONTO-CRUZ   (use este PC aqui)   – O que é isso? 
A arca de Noé foi considerada uma completa loucura pelas pessoas da sua época; o mesmo acontece hoje em dia, quando “a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. (1 Coríntios 1:18)

CONCLUSÃO
:

O momento do desgosto pode ser o momento ideal para mudanças radicais, mas tudo deve e pode ser feito com graça e sob a orientação divina.


Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor
Data: 14/05/2020

Visite também Artigos

Às vezes a solução é começar tudo de novo

Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo;

4 comentários em “Às vezes a solução é começar tudo de novo”

  1. Glórias a Deus! Que palavra abençoada e edificante! Em Deus a esperança não se esgota, Ele tem escape pra tudo em nossas vidas, para aquele que O busca de todo o coração. Busquemos ao Senhor com alegria, e com o coração puro entoemos cânticos de louvor. Ele é bom o tempo todo! Gratidão Site do Pastor, sempre me surpreende com tudo que leio. “Feliz Ano Novo” …” Feliz Ano Todo” … Deus os abençoe em tudo que fizerem, cada passo que derem … Abraços ️❤️

  2. Sidney Ribeiro Balut

    Quando uma pessoa ‘aceita’ a Jesus,começa tudo de novo para ela,pois se tornou uma nova criatura,conforme nos informa as Escrituras.Como diz um velho provérbio de sabedoria:”Quem começou a sentir profunda aversão pelas coisas mais admiradas da sociedade,pela primeira vez vislumbrou um pouco da realidade”.Isso porque vemos o mundo como podre e contaminado pelo pecado.Então começamos uma nova vida.
    Mas o novo crente,ou mesmo aquele que está renovando seus votos ao SENHOR,tem de entender que não existe igreja perfeita na Terra.Se a pessoa começar a reparar demais os defeitos das pessoas que compõem uma igreja,vai acabar se afundando por qualquer motivo,à semelhança de Pedro quando andou sobre o mar e desviou o foco de Jesus:”Reparando,porém,na força do vento,teve medo;e,começando a submergir,gritou:Salva-me Senhor”(Mt 14.30).Recomece sempre todos os dias em busca da perfeição mas cuide-se para não se deixar desanimar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.